Tamanho da fonte:
A MASSINHA DE MODELAR CASEIRA COMO PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Última alteração: 08-11-2022
Resumo
As práticas pedagógicas que utilizam massinha de modelar para representaçãotridimensional de objetos de conhecimento relacionados às Ciências da Natureza. Apesquisa tem como objetivo investigar a utilização da massinha de modelar comoproposta didática no ensino de ciências e discutir como a escolha dos materiais emétodos pode interferir nesta prática. Com abordagem qualitativa com a premissada pesquisa participativa. Para verificar a contribuição da modelagem, foramutilizados como instrumentos de construção dos dados do relatório de aula práticacomo protocolo de avaliação. Os participantes foram 20 alunos entre 07 e 08 anosestudantes do 2° ano do EF de uma escola privada de POA/RS. Quanto à avaliaçãodos relatórios, foi verificada dificuldade na interpretação do protocolo, houve enganoem identificar os materiais que seriam usados para a confecção dos modelos, porexemplo, farinha confundida com sal e também na determinação das quantidadesdos mesmos. Também foi observado limitações quanto à motricidade fina na etapade confecção e no momento em que foi solicitado aos grupos para dividirem ascores da massinha em proporções iguais. Com estes resultados, podemos concluirque são necessárias adaptações em relação à escolha de materiais, montagem daatividade prática e linguagem do relatório. Essas adaptações são essenciais paraconstrução de uma didática significativa para os discentes. A inclusão de imagens eidentificação dos equipamentos e ingredientes se mostrou oportuno para oentendimento dos processos solicitados no relatório de aula prática, assim como ademonstração de como utilizar alguns equipamentos. A confecção da massinha demodelar caseira estimulou a criatividade e as funções motoras dos estudantes,tornando a modelagem algo palpável e lúdico.