Última alteração: 18-11-2022
Resumo
A compreensão e o desenvolvimento de competências relacionados aos atributos da Atenção Primária em Saúde (APS) devem constituir o processo didático-pedagógico do processo de formação do cirurgião-dentista (CD). O objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção dos acadêmicos de Odontologia sobre três atributos da APS. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas via Google Meet® utilizando três perguntas estruturadas relacionadas ao acesso, longitudinalidade e integralidade do cuidado. Participaram das entrevistas 20 acadêmicos do Curso de Odontologia da ULBRA- Canoas que estavam matriculados nas disciplinas de Saúde Comunitária em Odontologia. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas no Word® e posteriormente foi realizada a análise de conteúdo temática, utilizando a técnica de amostragem por saturação. Durante a análise foram encontradas as seguintes categorias relacionadas ao desfecho do estudo: Promoção do Acesso à Unidade de Saúde pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), Longitudinalidade do Cuidado Consolidado pela Visita Domiciliar e Atenção à Saúde Centrado no Usuário. Conclui-se que os acadêmicos do Curso de Odontologia da ULBRA-Canoas perceberam o atributo acesso pelo trabalho do ACS, a longitudinalidade pela sistematização da visita domiciliar e a integralidade foi percebida pelo modelo de saúde centrado no usuário. Nossos resultados podem ser considerados pelos Cursos de Odontologia do Brasil para promover as políticas de Ensino e Saúde (Diretrizes Curriculares Nacionais vs. Sistema Único de Saúde).
Palavras-chaves: Ensino Superior; Sistema Único de Saúde; Avaliação Qualitativa.