Última alteração: 18-11-2022
Resumo
As histórias de vida são co-construídas com as outras pessoas que vivem com aquela que as elaborou, bem como com o contexto sociocultural no qual elas vivem (McLean, Pasupathi & Pals, 2007). Portanto, a natureza do ambiente escolar (Gonçalves, 2012), e as relações que envolvem professores e pares (Gonçalves, 2008) influenciam a construção da auto-imagem e da identidade dos jovens. Para McAdams (2001), a identidade das pessoas organiza-se como uma história de vida, surge daí o conceito de identidade narrativa. O objetivo deste estudo é investigar os reflexos da escola na construção da identidade narrativa de um jovem professor. Utilizou-se uma metodologia de elaboração de histórias de vida tal como proposto pelo grupo ESBRINA, da Universidade de Barcelona (Lopes, Hernández, Sancho e Rivas, 2013). Participou deste estudo 01 adulto jovem de 23 anos, professor que é pertencente à comunidade escolar em um bairro socialmente vulnerável. A história de vida foi submetida a uma análise narrativa de estrutura, processo e conteúdo, baseada no Sistema da Matriz Narrativa, de Gonçalves, Henriques e Cardoso (2006); Gonçalves, Henriques, Alves e Rocha (2006); Gonçalves, Henriques, Soares e Monteiro (2006) e Gonçalves, Henriques, Alves e Soares (2002). O professor traz uma narrativa, em que as profissionais de ensino e sua avó foram as personagens de maior vínculo afetivo e determinantes através do exemplo, apoio e motivação na construção de sua identidade narrativa. Embora tenha vivenciado alguns momentos de preconceito e humilhação, a experiência foi transformadora no sentido de proporcionar ao jovem protagonismo em militâncias de diversidade LGBTQIA+, tornando-se um agente ativo de propagação de seus valores. Através da análise da narrativa foi identificado que experiências vividas na escola e, principalmente, os professores, são pilares na reprodução de arquétipos positivos para os alunos que reverberam ao longo da vida.
Palavras-chave: identidade narrativa; história de vida; ambiente escolar.