Portal de Eventos da ULBRA., XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
THE SIMPSONS: CONSCIENTIZANDO ALUNOS DOS ANOS INICIAIS COM RELAÇÃO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS
Andrew Eduardo de Sena Pereira, Vinicius Azambuja Ribeiro, Leticia Azambuja Lopes

Última alteração: 08-11-2022

Resumo


A dificuldade de aprendizagem vem sendo um problema bastante debatido e preocupante, em casos que a atividade aparenta ser mais desafiadora,  os docentes utilizam das tecnologias digitais, como: os vídeos para auxiliar nessa tarefa, isso não é uma novidade, pelo contrário é muito utilizado, dependendo da estrutura escolar. .O objetivo do projeto gira em torno do estudo do filme "The Simpsons" estreado em 2007 disponível atualmente no Disney+, onde buscamos analisar trechos do filme de uma forma crítica a respeito de fatores que contribuem para a conscientização ambiental a fim de que possamos conscientizar alunos da próxima geração Com a proposta de fomentar o ensino com atividades mais prazerosas com um assunto de fácil entendimento para os alunos, realizou-se uma análise no filme “The Simpsons”, de forma crítica, para que eventualmente possa surgir propostas com abordagens inéditas e metodologias distintas que surgem a todo momento com o objetivo de responder às questões enfrentadas na educação como uma certa dificuldade de trazer o ensino de ecologia de uma forma fácil e prática para as escolas. Os trechos encontrados no filme “The Simpsons” se trata da poluição de rios, onde começa a nossa reflexão em trechos do filme que nos traz assuntos de problemas ambientais como a poluição de rios, e suas consequências para o ambiente em sua volta. O filme problematiza a consequência da poluição a rios e oceanos para benefício do homem, com isso, tendo inúmeros prejuízos para o meio ambiente. Por meio dessa crítica, torna-se possível fomentar uma problematização em sala de aula, causando uma certa curiosidade em alunos e que procurem saber mais sobre esse assunto, que nos dias atuais mostra-se relevante, além de surgir outros assuntos interessantes, tornando-se uma aula mais leve e prazerosa, podendo ser considerada uma aula menos estruturada voltada para a ecologia e sustentabilidade.

Texto completo: PDF  |  Pôster