Portal de Eventos da ULBRA., XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE FÍSICA
Lucca Castro Ramos Antunes, Clarissa De Assis Olgin

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo referente a contextualização do ensino de Física, visto que com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge a necessidade da abordagem dos conhecimentos escolares por meio de Temas Contemporâneos Transversais (TCT), que visam oportunizar uma educação formal contextualizada e integrada, na qual os estudantes reconhecem e aprendem sobre os temas relevantes para atuar na vida em sociedade, sendo um TCT a Educação Financeira - EF (BRASIL, 2019)[1]. Considerando as indicações do documento norteador da Educação Básica, o objetivo deste trabalho é apresentar atividades didáticas contextualizadas que relacionam os conteúdos de Física, fontes e tipos de energia, transformação de energia e cálculo do consumo de energia, ao tema EF. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, do tipo bibliográfica, desenvolvida em três fases: a primeira fase se consistiu no estudo sobre a contextualização dos conteúdos de Física e a utilização das tecnologias digitais na Educação. A fase seguinte foi a análise dos livros didáticos do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), onde se vislumbrou, no conteúdo do 8º ano do Ensino Fundamental, potencial para sua associação com o TCT em questão. A última fase correspondeu à construção de atividades que aliaram a EF aos conteúdos de Física com o uso do software Jclic. Para evidenciar esta correlação, foi elaborado um enunciado envolvendo deslocamento onde, no cenário descrito, poderia haver consumo de calorias dos personagens ou um custo associado ao meio de transporte. Em outra demonstração desta transversalidade, problemas que tratam sobre máquinas térmicas trazem, associadas à sua eficiência, as perguntas “o que é mais barato agora?” e “o que é mais barato a longo prazo?”. Como resultado, tem-se, quatro atividades didáticas que relacionam a unidade temática Matéria e Energia presente na BNCC ao tema EF. Dessa unidade temática foram abordados os objetos do conhecimento relacionados a energia, visando contribuir tanto para construção de conceitos próprios da área de Física, como para uma reflexão sobre hábitos sustentáveis durante o uso dos recursos naturais, visando um equilíbrio entre modo de consumo e a renda familiar. Dessa forma, entende-se que atividades contextualizadas, que relacionam assuntos do cotidiano a teorias trabalhadas em sala de aula, podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem da Física, sendo uma possibilidade didática a conexão do tema EF ao conteúdo de energia, devido a sua relevância para a formação de um estudante que tenha conhecimento para tomar decisões conscientes e responsáveis quanto ao uso do dinheiro e modos de consumo.


[1] BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Brasília. MEC. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf Acesso em: 23 ago. 2021.