Última alteração: 06-12-2021
Resumo
O presente artigo se debruça na perspectiva do acompanhamento de perfis sobre o Homeschooling no Brasil durante o ano de 2021. Observa-se que neste ano, devido a pandemia e o aumento de crianças em suas casas, situação decorrente das aulas permanecerem on-line, expandiu-se as discussões em variadas partes do país quanto a projetos alinhadas com o intuito de regulamentar a prática.
Acompanhando perfis no instagram (figura abaixo), foi possível identificar a operacionalização e as formas de impulsionamento de dados, o marketing gira em torno de ideias conspiracionistas, de uma agenda política religiosa, de extrema direita e preponderantemente de classe média alta e de pessoas brancas.
O processo de acompanhamento desses perfis, tem como hipóteses que grande parte das pessoas alinhadas com o homeschooling, no Brasil, tem uma identificação e alinhamento de extrema direita, sendo do campo político que se debruça na separação de pessoas por razões ideológicas/religiosas e não tendo somente uma questão de agenda educacional liberal.