Última alteração: 03-12-2021
Resumo
Apresentam-se as ações desenvolvidas na pesquisa de Iniciação Científica PIBITI do CNPq, de setembro a outubro de 2021, que faz parte do projeto Tecnologias Digitais como recurso para a Educação Matemática desenvolvida no grupo de pesquisa de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas. Entende-se que as tecnologias têm alterado o modo de interação e de pensamento do ser humano em relação ao mundo que o rodeia e a Educação Matemática, também necessita adequar-se a essa realidade. O problema que move as pesquisas ligadas às Tecnologias Digitais, do grupo GECEM, é: Quais as possibilidades didáticas das Tecnologias Digitais para a Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior? Levando a investigações sobre o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais (Computadores, Tablets, Smartphones, Calculadoras) na Educação Matemática, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior (Formação de professores e cursos que utilizam a Matemática como suporte na formação profissional). O referido recorte desta pesquisa não possui resultados, porém apresentam-se as ações desenvolvidas: Estudo da plataforma de ensino Moodle; Estudo de referencial teórico sobre Testes Adaptativos para ser incorporado a parte de avaliação de sequências didáticas nas plataformas Moodle e SIENA; Estudo de aplicativos que permitem o desenvolvimento de atividades lúdicas e que possam ser integradas nas sequências didáticas na plataforma Moodle, sendo investigados dois softwares: Jclic e H5P. A metodologia utilizada durante a pesquisa foi do tipo exploratória. Apresenta-se o referencial teórico dos objetos de pesquisa. O Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizagem online gratuito que permite aos educadores criar seu próprio site privado, com cursos dinâmicos que estendem o aprendizado, a qualquer hora e em qualquer lugar. O SIENA é uma ferramenta informática que auxilia na autoaprendizagem e autoavaliação, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, possibilita ao professor um planejamento de ensino de acordo com a realidade dos alunos. Um teste adaptativo informatizado é um teste em que os itens são apresentados e respondidos com o uso de um computador, a ideia é oferecer a cada aluno um conjunto de questões adequado ao seu nível de habilidade. As questões são dinamicamente selecionadas para cada aluno, levando em conta o seu desempenho individual durante o teste, o tem inicial é uma pergunta aleatória se for respondida corretamente, a estimativa da capacidade do aluno aumenta, uma vez que a estimativa de habilidade aumentou, presume-se que ele também será capaz de responder a uma pergunta mais difícil. Por outro lado, se a resposta fornecida estiver incorreta, a estimativa da sua capacidade é reduzida e uma pergunta mais fácil que é adequada para esta nova estimativa mais baixa é apresentada em seguida (Lilley et al; 2004). O Jclic é um software de autoria, que pode ser usado nas diversas disciplinas do currículo escolar, desenvolvida na plataforma Java, para criação, realização e avaliação de atividades educativas multimídia como quebra-cabeças, associações, enigmas, estudo de texto, palavras cruzadas, entre outros, sendo “empacotadas” em projetos específicos para cada conjunto de atividades. O H5P é uma estrutura (framework) de colaboração de conteúdo gratuita e de código aberto, baseada em JavaScript, podendo ser utilizado em qualquer dos CMS suportado ou diretamente do site do H5P.org para fins experimentais.