Portal de Eventos da ULBRA., XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES DOCENTES NAS REVISTAS TEXTUAL E EDUCAÇÃO EM REVISTA
Rita de Cássia Beck Oliveira, Rodrigo Lemos Simões

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


Esse projeto de pesquisa analisa a construção de identidades docentes nas narrativas de duas revistas. Entende-se que as narrativas produzidas e disseminadas uma produtividade pedagógica significativa na formação de professores e na constituição de suas identidades. Para tanto o projeto visa analisar as narrativas desses dois artefatos, buscando identificar discursos e representações mais recorrentes sobre identidades docentes, educação, escola e sobre a relação destes com a sociedade. Tendo em vista tais prerrogativas, acreditamos que através desta pesquisa seja possível mapear a produção de diferentes estratégias discursivas que ao narrar os professores estabelecem modos de ser docente. Como metodologia adotaremos em nosso trabalho uma abordagem qualitativa sobre o corpus documental. As pesquisas de ordem qualitativa são aquelas norteadas pelo paradigma interpretativo, onde a subjetividade é estabelecida na busca do entendimento do objeto em estudo. Além disso, em nosso projeto propomos um movimento do conhecimento na direção do diálogo do todo com/por meio das partes, através da utilização de um método indutivo. O referencial teórico deste projeto está embasado nos Estudos Culturais como CHARTIER (1990); COSTA (1998); ESCOSTEGUY (1999); FLICK (1997) Hessel (2003, 2005); Stuart Hall( 1997, 2000)       GIROUX (2009) entre outros. Stuart Hall, um dos fundadores deste campo do conhecimento, argumenta que os Estudos Culturais são um campo transdisciplinar. Percebeu-se que as categorizações representadas pelas revistas apresentaram-se semelhantes e isso nos revela um trabalho árduo a respeito da educação no tempo da pandemia e a grande preocupação de apresentar os novos rumos da educação em nosso país, de modo que apresentam, uma nítida contribuição com a formação dos professores em tempo pandêmicos. Finalmente, destacamos que os estudos a respeito dos processos de construção das identidades docentes são de grande importância para o conhecimento da profissão, especialmente no que tange à forma como os profissionais da educação são representados e constituídos. Diferentes olhares e conceitos sobre os professores, o magistério, a escola e a educação são o resultado de um longo percurso de práticas discursivas que construíram a percepção feita a respeito do modelo educacional em curso e que merecem ser estudados em todos os seus efeitos e, neste caso em especial, a maneira como isso repercute nos modos como se colocam e conduzem enquanto professores na contemporaneidade.


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