Portal de Eventos da ULBRA., XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andressa Raquel Martins Sansone, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 03-12-2021

Resumo


A pandemia do Covid-19 levou a humanidade a uma mudança de comportamento em diversos segmentos. Dentre esses ambientes de transformação, a Educação e a Educação Matemática, precisou se adaptar ao ensino virtual. Essa realidade exigiu dos professores habilidades até então não obrigatórias, pois mesmo quem não trabalhava com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) passou a fazer uso delas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, justifica-se nesta pesquisa de Iniciação Científica (IC), investigar os caminhos encontrados pelos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental para dar continuidade aos estudos de forma online, buscando identificar as dificuldades encontradas por estes na prática pedagógica. O objetivo inicial era investigar atividades didáticas com temáticas de Matemática, integrados as temáticas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e suas tecnologias, indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental, porém foram necessárias alterações ao longo do desenvolvimento da pesquisa, devido a não presencialidade das aulas. Neste sentido as atividades desenvolvidas foram: investigar aplicativos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, para uso em aplicativos móveis; desenvolvimento e aplicação de um questionário online com professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental para investigar as dificuldades relativos as aulas online, em tempos de Pandemia, nos anos de 2020 e 2021; levantamento dos artigos da revista Acta Scientiae relativos as temáticas: Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Metodologias de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em função da Pandemia foram organizados atividades que estivessem de acordo com o ensino online sendo categorizados 16 artigos sobre metodologia da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, foram analisados 10 aplicativos para a Educação Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental na plataforma google play store e 07 professores responderam ao questionário via google forms. Os aplicativos estudados foram: Maths Trainer – Aprenda Matemática Elementar; Tempo I – dia, semana, mês, ano; A Descoberta dos Números, Classes e Ordens; Pequena Matemática; 1st 2and Math – 1º 2º Série: Jogos de Matemática para Crianças; Jogos de Matemática – Aprenda a Adicionar e Subtrair; Mestre da Matemática; Desafio de Fração: Jogo de Matemática; Representações por Frações; Kids Math Games – Jogos Educativos Matemáticos. Em relação à pesquisa realizada com os professores os resultados apontam que apenas 14,3% conseguiram integrar os recursos digitais no seu planejamento antes da pandemia, 42,9% não apresentaram dificuldades em utilizar os recursos digitais nas aulas online, em relação aos conteúdos desenvolvidos no ensino online no ano de 2020, 42,9% dos professores responderam que pouco conseguiram alcançar os objetivos de ensino e de aprendizagem, porém 57,1% se sentem mais preparados para planejar e adaptar as metodologias de ensino a essa nova realidade no ano de 2021.


Texto completo: banner  |  Texto