Portal de Eventos da ULBRA., XXVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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RECICLAGEM: BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE AS PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Vinicius Azambuja Ribeiro, Letícia Azambuja Lopes

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Os resíduos sólidos são considerados um problema que eventualmente acarretam sérias preocupações sociais, pois quando acumulado, além de trazer consequências a saúde pública, e também prejudicam o meio ambiente. Frente a isto, a população está gradativamente ficando mais estimulada para contribuir com a preservação do meio ambiente, porém, às vezes, não possuem conhecimento suficiente para fazer o descarte adequado destes resíduos. A Educação Ambiental é um elemento essencial e deve ser permanente na educação nacional, e deve estar presente em todos os níveis do processo educativo, sendo de caráter formal e não formal. A temática ambiental vem sendo introduzida nas escolas brasileiras, decorrente de iniciativas de diferentes setores da sociedade, onde vêm ganhando espaços e debates em diversas esferas sociais. Devido sua introdução recente, não há muitos materiais didáticos, acarretando uma desvalorização da educação ambiental interdisciplinar. O pressuposto metodológico foi qualitativo, caracterizando como uma pesquisa explorativa, sendo usado o instrumento de coleta de dados, foi desenvolvido um questionário online no Google Formulário que pode ser acessado através do link https://forms.gle/ETogjPQ2eVdUCU5U6 para relatar os conhecimentos referentes ao descarte de resíduos de funcionários e alunos da rede municipal de ensino, em Triunfo, RS, sendo um município que não possui coleta seletiva. Este trabalho objetivou a contribuir para a melhoria da qualidade nos processos de ensino aprendizagem trazendo à discussão, no âmbito escolar sobre reciclagem e meio ambiente, de forma que funcionários e alunos de uma escola entendem os processos de reciclagem, sua contribuição para o meio ecológico e os problemas que podem acarretar o descarte não adequado. Após uma análise do questionário que foi respondido por alunos e funcionários da rede pública municipal de educação, os resultados demostraram que não há conhecimento sobre os processos de coleta seletiva de resíduos em meio escolar, e, apesar de não haver esse procedimento na cidade, o publico alvo se mostrou compreensivo e cooperativo para adquirir conhecimentos para fazer o descarte adequado, porém as politicas publicas municipais, demostram quem sabe deste anseio da sociedade que visa o descarte adequado e novas oportunidades para a população de Triunfo, RS.

 


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