Portal de Eventos da ULBRA., XXVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
Lucca Castro Ramos Antunes, Clarissa de Assis Olgin

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) são assuntos de relevância para formação humana, como o tema Educação Financeira, que deve ser trabalhado de forma transversal no currículo escolar (BRASIL, 2019). Com o fim de se elaborar materiais didáticos que atendam a esta demanda no currículo de Matemática e Física, do Ensino Fundamental, teve-se por objetivo realizar uma revisão de literatura no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2010 a 2018. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa bibliográfica, que seguiu as seguintes etapas: primeiramente foram estabelecidas as palavras-chave, sendo “Educação Financeira”, “Ensino Fundamental”, “Ensino de Física” e “Ensino de Matemática”. A segunda etapa foi a leitura dos títulos dos trabalhos obtidos no sistema CAPES, para a análise da pertinência da pesquisa ao tema em estudo. A terceira etapa foi fazer o download dos arquivos das pesquisas selecionadas e a leitura dos respectivos resumos. A quarta etapa foi a identificação do referencial teórico, dos assuntos envolvendo a Educação Financeira, os conteúdos e os recursos didáticos utilizados nas pesquisas. A última etapa foi a análise dos dados. Os resultados obtidos na revisão de literatura foram 14 pesquisas que abordavam o tema no Ensino Fundamental voltados ao Ensino da Matemática, não sendo encontrados trabalhos relacionados ao Ensino de Física. Ainda, pode-se identificar que os referenciais teóricos utilizados foram: Educação Matemática Crítica, Modelo dos Campos Semânticos, Teoria das Situações Didáticas, Registros de Representações Semióticas e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Já os tópicos envolvendo o tema Educação Financeira foram: dinheiro, poupança, uso do cartão de crédito, planejamento financeiro, economia doméstica, imposto, inflação, empreendedorismo, trabalho e consumo. Os conteúdos abordados nas pesquisas foram regra de três, razão, proporção, juros, operações com números inteiros e decimais, equações e porcentagem. Como resultado, observou-se que é preciso desenvolver pesquisas que abordem o tema Educação Financeira no Ensino de Física, bem como os trabalhos envolvendo essa temática, na Matemática, concentram-se nos estados Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul; também o ano de maior número de pesquisas encontradas foi em 2016, com 3 pesquisas; a maior parte dos trabalhos utiliza como recurso didático, a calculadora; o referencial teórico, utilizado com maior frequência foi a Educação Matemática Crítica. Para finalizar, percebeu-se o desenvolvimento dessa temática relacionada a diversos conteúdos matemáticos desenvolvidos ao longo do Ensino Fundamental, permeando os diferentes assuntos que podem ser explorados com o tema Educação Financeira.

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