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PROJETO E ANÁLISE ESTÁTICA DE CHASSIS PARA UM PROTÓTIPO AUTOMOTIVO DE PEQUENO PORTE
Última alteração: 12-11-2020
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto de um chassi tubular para um protótipo automotivo em desenvolvimento no Grupo de Tecnologia da ULBRA (GTA). O veículo tem tração e motor traseiros, a massa total deve ser de no máximo 200 kg. Para isto foi desenvolvido um chassi com a melhor relação de massa e rigidez torcional, visando a redução da massa do chassi. O chassi foi submetido a uma análise estrutural estática e dinâmica através do Método de Elementos Finitos (MEF). Utilizando a teoria de placas e cascas de Kirchhoff e Love. A malha utilizada nas análises é bidimensional com elementos triangulares de três nós afim de diminuir o tempo computacional. As análises foram realizadas no software Ansys Workbench, dentre elas a análise estática para determinar o deslocamento total da estrutura e calcular a rigidez torcional, também foram executadas as análises dinâmicas como a análise modal, análise harmônica e análise transiente com o objetivo de submeter a estrutura a carregamentos e frequências de excitação da estrutura. A melhor relação de massa e rigidez torcional foi um chassis com 45 kg e rigidez torcional de 559,80 Nm/° utilizando tubos de aço carbono SAE1020 Trefilado com secção circular de 1.1/4”.