Última alteração: 10-09-2019
Resumo
Introdução
Líquidos iônicos (LIs) são compostos que apresentam alta solubilidade para o CO2, alta seletividade e baixa volatilidade,porém sua alta viscosidade, elevado custo e baixas taxas de sorção/dessorção CO2 impedem sua implementação imediata para a captura de CO2[1,2,3]. Poli(líquidos iônicos) (PLIs) são materiais que apresentam um LI em cada unidade de repetição da cadeia polimérica, formando uma estrutura macromolecular que agrega as características dos dois compostos, obtendo-se então um material com um desempenho satisfatório para a captura de CO2 adquirindo elevada estabilidade térmica dos LIs, bem como a processabilidade, flexibilidade e estrutura dos poliuretanos[4,5]. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas de membranas obtidas a partir de PLIs base poliuretano (policarbonato/PCD e politetrametileno glicol/PTMG.
Objetivos
Avaliar as propriedades mecânicas dos poli(líquidos iônicos) produzidos com dois líquidos iônicos distintos (BMIM-Cl e TBP).
Materiais e Métodos
Os poliuretanos (PUs) foram sintetizados a partir de dois poliois (PG-60 °C e PC-70 °C) utilizando HDI como diisocianato, por 1 h. DBTDL (0,1% em massa) como catalisador e MEK (50 mL) como solvente. DMPA foi adicionado em 45 °C por 20 min e depois se adicionou mais HDI para estender a cadeia (3 h). Os LIs TBP e BMIM-Cl foram adicionados sob agitação magnética (60 °C/ 4 h), BMIM-Cl foi sintetizado como descrito na literatura[7,8]. Filmes dos PLIs de espessura 0,15 mm foram obtidos e secos a temperatura ambiente por 72 h. O FTIR foi utilizado para avaliar as estruturas dos PUs e PLIs, a varredura foi de 650 a 4000 cm-1. Os testes de tração foram realizados a 25 °C com os filmes (1 N/min).
Resultados e Conclusões finais
Por FTIR evidenciou-se as bandas características dos PUs, notou-se também um aumento da área na região do grupo N-H ligado quando se incorporou o LI BMIM e um deslocamento desta banda quando utilizado o LI TBP, o que indicou um aumento nas ligações de hidrogênio[7,8,9], além disso ocorreu um deslocamento e uma diminuição da banda na região de 1730 cm-1 para bandas mais baixas quando adicionados os LIs, indicando ligações de H entre LI e PU. Através das análises mecânicas notou-se uma diminuição nos valores de módulo de Young quando adicionados os contra cátions, entende-se que o contra cátion proveniente do LI atua como plastificante[7,10,11]. FTIR mostrou a formação de ligações de hidrogênio entre PU e líquido iônico. A redução nos módulos de Young está relacionada com a interação entre LI/PU. Concluiu-se que a ligação LI/PU realmente ocorreu e que esta interação implica em mudanças nas características físicas da amostra. Dentre todas as amostras, a que se destacou foi a PLI-PC-TBP por apresentar pequena variação nos valores de modulo de Young e deformação, e mantendo seus valores de tensão quando comparada ao PU-PC.