Última alteração: 10-09-2019
Resumo
Desenvolver o processo de ensino e aprendizagem da Aritmética remete ao estudo das seis operações fundamentais com números Naturais e/ou números Inteiros, com ênfase nos algoritmos (adição, subtração, multiplicação, divisão, potência e radiciação). Entretanto, mais que isso, a Aritmética engloba as propriedades de tais operações e as propriedades dos números Naturais e dos números Inteiros, sendo parte da Teoria dos Números. A divisibilidade, a decomposição de um número em fatores primos e os conceitos envolvidos nela integram a Teoria Elementar dos Números. Embora sem receber esta nomenclatura, ela começa a ser trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental e vai sendo retomada nos anos subsequentes, com o aumento gradativo dos conjuntos numéricos envolvidos nas situações. Outro ponto importante no estudo da Aritmética está no procedimento de resolução de expressões numéricas, onde se faz necessário o estudo da ordem de resolução das operações e sua aplicabilidade em situações problemas. Neste sentido, esta pesquisa aborda a metodologia de ensino através do uso de atividades didáticas lúdicas com o tema Expressões Numéricas para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades didáticas consideradas lúdicas, utilizando tecnologias digitais, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental com Expressões Numéricas. As ações de pesquisa foram: estudo da temática Expressões Numéricas para os anos finais do Ensino Fundamental; estado da arte com a temática investigada; identificação das metodologias adequadas ao desenvolvimento de atividades didáticas com a temática de pesquisa; desenvolvimento de atividades didáticas com o software Jclic. As atividades foram colocadas na plataforma SIENA, no endereço: http://siena.ulbra.br, no projeto Expressões Numéricas. O software Jclic é de domínio público, é um ambiente para a criação, realização e avaliação de atividades educativasmultimídia, desenvolvido em linguagem de programação Java. Este software permite a realização de sete tipos de atividades básicas: Associações que pretendem que o usuário descubra as relações existentes entre dois conjuntos de informação; Jogos de memória onde temos que descobrir pares de elementos iguais ou relacionados entre si que estão escondidos; Explorador, Identificando células e tela de informação; Quebra-cabeças (puzzle) planeja a reconstrução de uma informação que está inicialmente desordenada; Atividades de resposta escrita, são resolvidas escrevendo-se um texto; Atividades de texto, são planejados exercícios baseados sempre nas palavras, frases, letras e parágrafos de um texto; Caça-palavras e Palavras cruzadas são variantes interativas dos conhecidos passatempos com palavras escondidas. Com a utilização do software JClic, desenvolveu-se uma unidade didático pedagógica, com a intenção de apresentar tarefas diferenciadas com a temática Expressões Numéricas.