Última alteração: 12-09-2018
Resumo
A pesquisa estuda as relações histórico-literárias da cultura sul-rio-grandense, na obra inédita Painéis e Perfis de Hispano-América, do escritor gaúcho Manoelito de Ornellas, com vistas à preservação da memória. Os objetivos da pesquisa são: preservação da memória; análise da a presença de aspectos literários, históricos e culturais com o intuito de preservar a memória do povo, em determinada época, por meio de documentos; análise das contribuições literárias nos cadernos de Manoelito de Ornellas para a revisão do processo histórico-literário-cultural no Rio Grande do Sul; análise da obra sob o prisma da história, motivada pela memória; comprovação de evidências históricas, apreendidas na obra de arte, motivadas pela memória.
Na literatura, o deslocamento das categorias de tempo e espaço recupera o passado no presente e, simultaneamente, representa possibilidades para construções narrativas futuras. Sob esse ponto de vista, o novo olhar sobre os textos que (res) guardam a memória confere à literatura o status de um relato porvir, o qual pode concorrer com as narrativas históricas oficiais, atribuindo a elas novas significações. A guarda da memória - pessoal e coletiva - tem sido um desafio para o homem moderno e, por isso, ele vem investindo na busca de mecanismos artificiais capazes de armazená-la. Assim, as mídias eletrônicas são empregadas também como extensão da memória humana, seja para expandi-la, seja na busca incessante de suprir sua falibilidade. Desse modo, o ser humano cria arquivos a partir das máquinas e elabora mapas de instrução de acesso a elas: tudo para não arriscar a perda de informações que, rapidamente, são capturadas em fotografias, filmagens, anotações ou discos. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica. Primeiramente, um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto. Após, seleção de materiais que mais atendem aos objetivos da pesquisa, valendo-se para isso, da leitura seletiva. Depois da seleção, serão realizadas as leituras analíticas e interpretativas do corpus já referido.
A pesquisa está em andamento e o resultado são participações em seminários e Colóquios com uma publicação em JOÃO SIMÕES LOPES NETO: ONTEM, HOJE E SEMPRE - edição comemorativa ao Biênio Simoniano 2015-2016, palestra e publicação nos anais do XXX SEMINÁRIO BRASILEIRO DE CRÍTICA LITERÁRIA, XXIX SEMINÁRIO DE CRÍTICA LITERÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL e do III ENCONTRO NACIONAL DE ESCRITA CRIATIVA.