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DISPOSITIVO DE FRICÇÃO CONTROLADA
Última alteração: 08-09-2018
Resumo
O processo de adição superficial de material por fricção é uma nova tecnologia derivada da soldagem por fricção, técnica desenvolvida para soldagens sem adição de material, onde encontra-se estudos a partir de meados do ano 2000. Este consiste em adicionar uma camada superficial de um material em um substrato de diferente composição afim de conferi-lo propriedades físico-químicas. Basicamente é composto de um dispositivo com uma frequência de rotação conhecida, juntamente com uma velocidade horizontal e uma tensão aplicada entre o substrato e o consumível, gerando assim calor por atrito e sendo possível a deposição do material, há uma enorme margem para estender este processo a várias combinações diferentes de metais para proteção contra desgaste e corrosão. Visando a combinação de substratos, consumíveis e dispositivos novos, relacionados ao processo de adição superficial de material por fricção tendo em vista materiais de ampla utilização no cenário industrial brasileiro se pensou algo voltado a recuperação de chapas galvanizadas pós soldadas. Essa recuperação se daria com o processo de adição superficial de material localizado nas zonas afetadas. O objetivo geral desse trabalho é projetar, construir e testar um dispositivo mecânico, que possa ser acoplado à árvore de uma fresadora universal, para a realização de revestimentos por fricção utilizando ligas de zinco. A metodologia empregada segue alguns métodos conservadores descritos por autores desta área de conhecimento e inova em questão de conceito de dispositivo, sendo este que foi projetado refere-se a um dispositivo totalmente mecânico de fácil adaptação e custo relativamente baixo aliando esses fatores a uma facilidade de operação e conjunto consumível/substrato a ser utilizado para estudos, utilizando chapas galvanizadas e ligas de zinco para recuperá-las. Os resultados que podem ser mencionados até o momento fazem referência ao projeto do dispositivo a ser utilizado e aos ensaios de compressão de algumas molas, elemento principal do dispositivo a fim de determinar a sua geometria para que esta garanta a constância na tensão aplicada entre o consumível e o substrato.
Palavras-chave
Fricção controlada, atrito, recuperação de camada superficial, galvanização
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