Última alteração: 06-09-2018
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar o uso de hashtagsna cobertura sobre a morte da vereadora Marielle Franco, ocorrida no dia 14 de março de 2018, na cidade do Rio de Janeiro. Foram analisadas as postagens de três veículos jornalísticos no Twitter, entre os meses de março e julho. São eles O Globo(RJ), Brasil de Fato(RS) e Ponte Jornalismo(SP). A partir de um mapeamento realizado através da ferramenta Keyholefoi possível identificar que o uso de hashtagsatrelados ao nome de Marielle Franco foi preponderante no Twitter, por isso a escolha desta rede social para análise. Percebeu-se que, entre os nós mais fortes da rede que compartilhou as hashtags, os únicos veículos jornalísticos são o jornal Brasil de Fatoe Ponte Jornalismo, caracterizados como mídias alternativas. Nesse sentido, pretende-se fazer um estudo comparativo entre o uso da hashtagnestes veículos e em um veículo tradicional, como é o caso do jornal O Globo. Os aspectos analisados foram: 1) quais hashtagssão utilizadas: 2) em que tipo de postagens as hashtagssão utilizadas, a partir da categorizaçãoluto, mobilização ou factual; 3) o conteúdo das postagens e por fim 4) quais veículos que utilizam as hashtagsem suas postagens. A partir da análise do material coletado e do cruzamento com autores como Recuero (2009), Silva (2017), Santos (2012), Malini (2007) foi possível concluir que o uso de hashtagsestá associado a ideia de mobilização em rede, de modo que quando atrelado a um veículo jornalístico, diz muito sobre o posicionamento deste em relação ao fato noticiado. Os veículos independentes se caracterizam pelo seu engajamento nas discussões atreladas aos direitos humanos – uma das militâncias de Marielle, o que fica explícito pelo uso de hashtagsna grande maioria dos conteúdos categorizados como de mobilização no Brasil de Fato, por exemplo. Além disso, os coletivos também tornam explícitos seus posicionamentos políticos – postura normalmente evitada pela mídia tradicional. O jornal Brasil de Fatoutilizou hashtagsem 16 das postagens analisadas, a Ponteutilizou em 5 e o jornal O Globoem nenhuma. Nesse sentido, é relevante compreender o uso jornalístico da hashtag, que por si só é uma ferramenta de agrupamento e mobilização, como um instrumento de engajamento social para os veículos de comunicação.