Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
CIRCUITO MATEMÁTICO – UTILIZANDO RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA
Karina Nunes da Silva, Bárbara Elisa Kranz, Ursula Tatiana Timm, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 06-09-2018

Resumo


Apresenta-se o trabalho desenvolvido na iniciação científica, com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, participantes do Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), do campus Canoas/RS, com o intuito de subsidiar professores da área a planejar e aplicar práticas pedagógicas com o uso de jogos, desafios matemáticos e  tecnologias digitais em suas aulas. Atualmente, existe a necessidade de que o professor de Matemática investigue recursos didáticos buscando desmistificar a ideia de que a Matemática é uma disciplina que muitos estudantes não possuem aptidão para a compreensão de seus conceitos.  Entende-se necessário ir além da simples resolução de exercícios e da reprodução mecânica para que cada aluno alcance a construção do conhecimento e desenvolva as competências necessárias à compreensão e utilização dos conceitos estudados em situações da vida profissional, pessoal e social. Sendo assim, foram selecionadas atividades, organizadas por temáticas, no formato de circuitos, aos quais intitulamos Circuitos Matemáticos. O Circuito Matemático proporciona um ambiente dinâmico e desafiador, propício à tentativa, buscando que o estudante deixe de ter medo do erro e avance em raciocínios matemáticos. O objetivo deste trabalho é apresentar um Circuito Matemático envolvendo o raciocínio lógico e as quatro operações fundamentais para ser utilizado por professores do Ensino Fundamental, visando revisar ou aprofundar conteúdos matemáticos. O circuito matemático é um conjunto de atividades matemáticas organizadas em estações, cada estação apresenta uma atividade envolvendo as quatro operações fundamentais com Números Naturais, Números Inteiros e atividades de raciocínio lógico matemático, indicada para os quinto e sexto anos do Ensino Fundamental, podendo ser adaptada para outros níveis. Para o Circuito Raciocínio Lógico e as Quatro Operações foram selecionadas atividades que desenvolvem a dedução lógica, o pensamento crítico e habilidades, bem como atividades que contemplassem as quatro operações com Números Naturais e Números Inteiros. As atividades propostas buscam estimular, nos estudantes, o poder de argumentação e validação de processos e estratégias de resolução de problemas, valorizando a oralidade e o cálculo mental, proporcionando ao professor observar as estratégias pessoais de resolução de problemas de cada estudante e realizar o confronto entre as diversas maneiras de resolver uma determinada situação. Para validar o experimento foram desenvolvidas duas oficinas com professores e alunos de graduação em Matemática no Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), realizado na UFSM, em Santa Maria/RS e no Dia Nacional da Matemática, realizado na ULBRA/Canoas.

Palavras-chave


Educação Matemática; Circuito Matemático; Metodologias Alternativas

Texto completo: PÔSTER