Última alteração: 06-09-2018
Resumo
O projeto História de vida e autoformação: os profissionais da educação básica e as narrativas de si faz parte da proposta de fomento à extensão-pesquisa-ensino do Curso de História, estando alinhado ao Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural e Identidades, Linha de Pesquisa: Memória e Preservação de Bens Culturais. O projeto tem como objetivo conhecer a narrativa de professoras e professores da educação básica das redes públicas de ensino a partir da abordagem conhecida como história de vida, inserindo os acadêmicos das diversas licenciaturas no universo escolar pelo viés da extensão e da pesquisa, possibilitando um a inserção destes em um ambiente rico em trocas e aprendizados. A necessidade de se constituir profissionalmente como docente e pesquisador, associando a sua prática o entendimento e a reflexão crítica das circunstâncias sociais, econômicas, políticas e culturais sob a qual está inserida a escola e o professorado, são algumas das questões que permeiam a profissão docente e a formação para a docência na atualidade. Pesquisas sobre histórias de vida de professores abrem espaço ao pensar a si em direção a autoformação, possibilitando um redimensionamento das experiências pessoais e profissionais. Para os acadêmicos trata-se da oportunidade de conhecer as experiências e histórias dos docentes e a partir disto, pensarem a si mesmos como futuros professores. Participam do projeto estudantes das diversas licenciaturas, desenvolvendo entrevistas com professores das redes públicas de ensino. O projeto vincula-se as disciplinas/componentes curriculares de formação pessoal e profissional das diversas licenciaturas, e espera-se que com o seu desenvolvimento se consiga avançar na direção da revalorização da profissão docente, chamando a atenção para a dimensão pessoal na autoformação do professorado.