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ESTUDO DE CASO: USO DE SIMULAÇÃO PARA OTIMIZAÇÃO DE FILAS EM CABINE DE ESTACIONAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE
Última alteração: 06-09-2018
Resumo
A crescente demanda por educação aliada a problemas de eficiência do transporte público fazem com que as instituições de ensino se deparem com desafios de infraestrutura para suprir o grande volume de carros que acessam os estacionamentos de seus campus. Em consequência deste cenário, desencadeia-se um problema de filas no acesso das universidade, o que interfere no aumento de atrasos dos estudantes nas aulas iniciais e no fluxo do trânsito da avenida em que a universidade está localizada. Bem como exige um atendimento cada vez mais eficiente do estacionamento para manter competitividade em relação aos concorrentes locais. A partir desse conhecimento, este trabalho tem por objetivo verificar alternativas para otimizar o processo de atendimento e assim reduzir as filas no horário de pico da universidade. Para atingir este propósito primeiramente foi desenhado o mapeamento do fluxo de valor do processo e realizada a coleta de dados com auxílio de cronômetros e planilha estruturada, ações de fundamental importância para entender todas as variáveis do sistema. Observou-se que no fluxo atual, todas as cabines de atendimento atendem todos tipos de pagamento e veículos. Após esta fase, foi necessário o tratamento dos dados coletados para identificar a distribuição estatística mais adequada ao modelo. Foi utilizado o software Arena® para esta aplicação. Então foi possível criar o modelo de simulação no software Promodel® representando exatamente o comportamento do sistema real. Para validar o modelo foram analisados os movimentos das entidades no software e os dados de saída e comparados a planilha de banco de dados do sistema real. Com o modelo validado, foi realizado um brainstorm para sugestão de melhorias. Momento em que foi estabelecido que no novo sistema cada cabine de atendimento receberá tipos específicos de pagamento, bem como será criado uma cabine com tecnologia Sem parar® para estudantes mensalistas, evitando assim que processos mais longos interfiram em processos de menor duração. Por fim foi realizada a simulação do modelo proposto, com as respetivas melhorias, e analisou-se os resultados. Constatou-se, então, que os tempos de permanência dos carros na fila reduziram significativamente em relação ao modelo atual. Para alunos mensalistas a redução chegaria a 98% no tempo de espera na fila. Para os alunos com ticket antecipado, a redução do tempo de espera na fila seria em torno de 93%. Já os alunos que utilizam o pagamento por dinheiro, seriam os menos beneficiados, com uma redução de aproximadamente 15%. Ainda, os alunos que utilizam o pagamento por cartão seriam penalizados neste cenário, aumentando em 10% no tempo de espera. Novos estudos serão conduzidos para avaliar solução para esta penalização.
Palavras-chave
filas; teoria das filas; simulação; mapeamento de processo
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