Tamanho da fonte:
Uso de Metodologia Ativa no Ensino do Metabolismo Oxidativo
Última alteração: 06-09-2018
Resumo
A aprendizagem é um processo evolutivo e constante, possivelmente um dos mais importantes do comportamento humano. A sala de aula é um espaço para criar, inventar, construir o conhecimento de forma participativa e interativa e para produzir as próprias conclusões. No entanto, em muitos momentos os alunos apenas copiam, param de criar e são excessivamente dependentes das orientações e decisões do professor. Portanto, é preciso promover o regaste da capacidade de criação do indivíduo. As aulas majoritamente expositivas, nas quais o professor apresenta o conteúdo e os alunos apenas fazem anotações, são pouco expressivas, tornando-se necessário que os professores reavaliem suas metodologias de ensino. O objetivo é apresentar uma metodologia ativa para o ensino do metabolismo oxidativo. Dessa forma, propõe uma estratégia para compreender a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa (FO), traduzindo de maneira simples, dinâmica e visual como se dá a transferência de elétrons no processo oxidativo. Portanto, o aluno constrói o evento bioquímico, de maneira que o ciclo metabólico deixe de ser abstrato e torne-se concreto, facilitando o aprendizado. A metodologia para aplicação da maquete no ensino, sugere-se aplicar uma das seguintes opções: 1ª: o professor apresenta uma breve aula teórica acerca do assunto. Em seguida, entrega um roteiro aos alunos com os substratos envolvidos no metabolismo da glicólise, do ciclo de Krebs e da cadeia de transporte de elétrons (Fosforilação Oxidativa - FO) e, em grupos, os alunos devem produzir com Etil Vinil Acetato (EVA) os cofatores que participam das reações bioquímicas de todas as etapas. 2ª: solicitar ao aluno pesquisa e escreva na maquete todos os substratos, enzimas e produtos que participam do metabolismo da glicólise, do ciclo de Krebs e da cadeia de transporte de elétrons (Fosforilação Oxidativa - FO). Após eles passam a manipular as peças e jogar com elas. Assim, conclui-se que o entendimento da Bioquímica por vezes, não é dominada por muitos alunos, sendo difícil correlacioná-las com mecanismos metabólicos. E a disciplina é de importância fundamental a todos os cursos da área da saúde e apresenta grande dificuldade de compreensão e assimilação, de modo que a aplicação de metodologia ativa pode contribuir de maneira eficaz para a compreensão do metabolismo bioquímico. A demonstração prática do conteúdo facilita a compreensão, de modo que o uso de peças móveis contribui para a visualização da teoria, tornando concreto aos alunos esse processo biológico que ocorre a nível molecular. Ainda, a metodologia de ensino apresentada propicia uma interdisciplinaridade, pois a forma de utilização da mesma pode ser expandida ao ensino de outras disciplinas inerentes à área da saúde.
Palavras-chave
Ensino de bioquímica; metabolismo oxidativo; metodologias ativas.
Texto completo:
PÔSTER