Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Uso de Metodologia Ativa no Ensino do Metabolismo Oxidativo
Luiz Carlos Nascimento da Silva, Juliana Picinini, Jason da Silva Sant'Ana de Oliveira, Guilherme Borsoi, Aline Aparecida Zonin dos Passos, Débora Bianca da Rosa Furtado, Maria Isabel Morgan Martins

Última alteração: 06-09-2018

Resumo


A aprendizagem é um processo evolutivo e constante, possivelmente um dos mais importantes do comportamento humano. A sala de aula é um espaço para criar, inventar, construir o conhecimento de forma participativa e interativa e para produzir as próprias conclusões. No entanto, em muitos momentos os alunos apenas copiam, param de criar e são excessivamente dependentes das orientações e decisões do professor. Portanto, é preciso promover o regaste da capacidade de criação do indivíduo. As aulas majoritamente expositivas, nas quais o professor apresenta o conteúdo e os alunos apenas fazem anotações, são pouco expressivas, tornando-se necessário que os professores reavaliem suas metodologias de ensino. O objetivo é apresentar uma metodologia ativa para o ensino do metabolismo oxidativo. Dessa forma, propõe uma estratégia para compreender a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa (FO), traduzindo de maneira simples, dinâmica e visual como se dá a transferência de elétrons no processo oxidativo. Portanto, o aluno constrói o evento bioquímico, de maneira que o ciclo metabólico deixe de ser abstrato e torne-se concreto, facilitando o aprendizado. A metodologia para aplicação da maquete no ensino, sugere-se aplicar uma das seguintes opções: 1ª: o professor apresenta uma breve aula teórica acerca do assunto. Em seguida, entrega um roteiro aos alunos com os substratos envolvidos no metabolismo da glicólise, do ciclo de Krebs e da cadeia de transporte de elétrons (Fosforilação Oxidativa - FO) e, em grupos, os alunos devem produzir com Etil Vinil Acetato (EVA) os cofatores que participam das reações bioquímicas de todas as etapas. 2ª: solicitar ao aluno pesquisa e escreva na maquete todos os substratos, enzimas e produtos que participam do metabolismo da glicólise, do ciclo de Krebs e da cadeia de transporte de elétrons (Fosforilação Oxidativa - FO). Após eles passam a manipular as peças e jogar com elas. Assim, conclui-se que o entendimento da Bioquímica por vezes, não é dominada por muitos alunos, sendo difícil correlacioná-las com mecanismos metabólicos. E a disciplina é de importância fundamental a todos os cursos da área da saúde e apresenta grande dificuldade de compreensão e assimilação, de modo que a aplicação de metodologia ativa pode contribuir de maneira eficaz para a compreensão do metabolismo bioquímico. A demonstração prática do conteúdo facilita a compreensão, de modo que o uso de peças móveis contribui para a visualização da teoria, tornando concreto aos alunos esse processo biológico que ocorre a nível molecular. Ainda, a metodologia de ensino apresentada propicia uma interdisciplinaridade, pois a forma de utilização da mesma pode ser expandida ao ensino de outras disciplinas inerentes à área da saúde.

Palavras-chave


Ensino de bioquímica; metabolismo oxidativo; metodologias ativas.

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