Tamanho da fonte:
PEDAGOGIAS CULTURAIS E PRODUÇÃO DE IDENTIDADES EM APLICATIVOS DE PAQUERA
Última alteração: 03-09-2018
Resumo
O presente trabalho analisa dois aplicativos de paquera: o Tinder e o Hornet, utilizados com o intuito de formar vínculos sociais e encontros afetivos. O estudo insere-se nos campos teóricos dos Estudos Culturais, em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista. Parto da compreensão de que estes artefatos culturais atuam enquanto instâncias pedagógicas na contemporaneidade, na medida em que atuam posicionando os sujeitos, conduzindo-os a narrar-se, por meio de imagens, comportamentos e experiências. Tomo os conceitos de Pedagogias Culturais, Cibercultura e Identidade para realizar o exame das interações ali propostas. Procuro compreender como estes aplicativos vem educando e posicionando os sujeitos em relação a construção de relacionamentos, identidades e afetividade.
Palavras-chave
Tinder; Hornet; pedagogias culturais; cibercultura; identidade.
Texto completo:
PÔSTER