Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES RELACIONADAS AO MUNDO DO TRABALHO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Gisele Zatt, Amanda Martins Di Domenico, Demétrius Paiva Nunes, Melisse Souza de Bortoli, Samara da Silva Rebelo

Última alteração: 04-09-2018

Resumo


Na atualidade, a juventude e as relações constituídas nos contextos do trabalho e da educação têm sido conteúdo de pesquisas que objetivam compreender as relações dos jovens com o ambiente organizacional e de aprendizagem nos dias atuais, como também encontrar alternativas que ofertem possibilidades para a diminuição das dificuldades encontradas por este público no ingresso, conservação e valorização do trabalho (Raitz & Petters, 2008). Este estudo objetiva identificar as demandas de estudantes em relação ao mundo do trabalho e obter subsídios para o planejamento de intervenções que os qualifiquem para a inserção no mercado. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, da qual participaram 24 alunas, com idades entre 17 e 18 anos, cursando o quarto ano do curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio de uma instituição de ensino localizada no município de Canoas/RS. A coleta de dados foi realizada nas dependências da instituição, em data e horário previamente agendados. O instrumento utilizado foi um questionário composto de quinze questões fechadas e quatro abertas, elaborado para fins do presente estudo, cuja aplicação foi feita de forma coletiva após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram tabulados em planilha Excel e analisados descritivamente através de tabelas de porcentagem. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que grande parte das estudantes possui a expectativa de ingressar no mercado de trabalho após a conclusão do curso técnico, além de dar continuidade aos estudos em cursos de graduação. Conforme Camarano et al. (2004), os jovens são exigidos no que diz respeito às escolhas profissionais, ainda que não possuam experiência suficiente, o que ratifica a importância da identificação de suas necessidadespara posteriores intervenções que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências para a inserção no mercado de trabalho.Descritores: diagnóstico de necessidades; estudantes; competências;

Palavras-chave


Descritores: diagnóstico de necessidades; estudantes; competências;

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