Portal de Eventos da ULBRA., XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PEDAGOGIAS E MÍDIAS NA ABORDAGEM DOS ESTUDOS CULTURAIS
VITORIA AGUIAR KOROL, MARIA LÚCIA WORTMANN

Última alteração: 07-12-2018

Resumo


No   presente trabalho, que focaliza estudos sobre Pedagogias das Mídias, desenvolvido dentro do escopo dos Estudo Culturais em Educação, pretende-se coletar, organizar, categorizar e analisar produções científicas disponíveis em diversos repositórios online, tais como: Manancial (UFSM), Lume (UFRGS), CAPES, Repositório da UPF, e banco de dados da ULBRA. O objetivo da pesquisa  é mapear os diferentes temas e caminhos que as pesquisas publicadas no campo dos Estudos Culturais em Educação, e que tratam de diferentes artefatos midiáticos com cunho pedagógico, percorrem. Inicialmente, as produções foram categorizadas a partir do artefato a que  estavam veiculadas, estando entre esses estudos sobre Televisão, Rádio, Mídia Impressa, e Mídia online. Organizamos, também, algumas sub-categorias, que incluiram, então, estudos sobre Cinema, Revistas, Jornais e Jogos Online, entre outras. Foram contabilizados até este momento 456 estudos  e as direções analíticas  iniciais apontam para um visível aumento, na última década, dos estudos que focalizam as mídias online, como as redes sociais, os sites e os blogs. O aumento é ainda mais perceptível se colocado em perspectiva com a visível diminuição de trabalhos que desenvolvem análises a partir das chamadas mídias tradicionais, tais como mídias Jornalísticas, Radiofônicas, e Televisivas.

Palavras-chave


Pedagogias da mídia, Estudos Culturais, Educação

Texto completo: PÔSTER