Tamanho da fonte:
QUILOMBOLAS: NUM TRAÇADO EDUCACIONAL DESAFIADOR DE INVESTIGAÇÃO CULTURAL
Última alteração: 02-10-2017
Resumo
A pesquisa foi engendrada à luz da legislação referente à formação de professores para a docência em Comunidades Quilombolas. O objetivo geral da pesquisa configura-se em investigar as interfaces do contexto sociocultural quilombola com as práticas docentes desenvolvidas nesses territórios visando a formação de pedagogos para essas comunidades. Assim, os objetivos específicos consistem em: conhecer o contexto sociocultural de um território quilombola e relacioná-lo com a prática educativa desenvolvida junto às crianças e adolescentes que o compõe; pesquisar o perfil dos professores que desenvolvem práticas educativas nessa comunidade; analisar se as práticas educativas desenvolvidas contemplam o contexto sociocultural desse território e investigar a relação entre as políticas públicas propostas à educação quilombola e a prática docente efetivada. Esses objetivos fecundaram a definição metodológica da abordagem da pesquisa como qualitativa e exploratória. A efetivação metodológica consistiu em levantamento de campo, através de aplicação de questionário, junto aos professores de uma Escola, situada na região metropolitana de Porto Alegre e em uma Comunidade Quilombola urbana, cujas crianças e adolescentes frequentam a escola. Os resultados possibilitam inferir que ambas compõem-se de múltiplas dimensionalidades, muitas vezes perceptíveis, outras vezes com significados velados. A compreensão histórica da saga dos negros e dos quilombolas, por todos os alunos, construirá uma prática de alteridade entre todas as etnias, superando situações racistas e de desrespeito. Os resultados indicam que a formação de pedagogos para a docência em Comunidades Quilombolas apontam caminhos teóricos e práticos, tais como: Estudo sócio-histórico aprofundado sobre os negros, e em especial das comunidades quilombolas, costumes, ritos, crenças, hábitos, ancestralidades, religião, outros. Quilombos, conceito, manifestações culturais, religiosas, tradições, formação. Trajetória educacional dos negros no Brasil; Estudo interpretativo da legislação brasileira em relação à educação dos negros e em comunidades quilombolas, em especial. Interpretação de dados estatísticos do IBGE sobre trabalho, emprego e escolaridade dessas comunidades quilombolas; Estudo sobre escola democrática: concepções, filosofia, princípios, gestão, outros;Planejamento e execução de trabalho de campo em escola que recebem alunos dessas comunidades, tanto através de observações, análise do currículo real e oculto, da gestão e estruturação da escola;Planejamento e execução de trabalho de campo em comunidade quilombola, rural ou urbana, para conhecer a história, os valores, a cultura, os hábitos, costumes, as condições sociais, econômicas, cultural e educacional, específicos dessa da comunidade. Finalização: elaborar uma proposta de ação no sentido de construir a relação dialógica entre escola e comunidade quilombola.
Palavras-chave
Formação – pedagogos- escola - quilombola
Texto completo:
PÔSTER