Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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BEBER PARA ESQUECER: O EMPODERAMENTO FEMININO NAS MÚSICAS SERTANEJAS CONTEMPORÂNEAS?
Bruna Manara Costa

Última alteração: 27-09-2017

Resumo


Alinhado às teorizações dos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos de Gênero em perspectiva pós-estruturalista, o presente estudo pretende visibilizar e problematizar a operacionalidade de determinados discursos evidenciados em músicas associadas ao gênero contemporâneo “feminejo”, o sertanejo interpretado por mulheres - (re)produção de formas de viver feminilidades na atualidade. O material empírico decorre das preferências musicais de jovens entre quatorze e dezessete anos, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas localizadas na periferia de Porto Alegre e Canoas (RS). Dentro do gênero mais citado, o sertanejo, optamos por analisar algumas das músicas das cantoras que fazem sucesso desde 2016 e que são destaques na mídia atual. Como metodologia, operamos com análise do discurso de inspiração foucautiana, elencando algumas das músicas do referido estilo que desnaturalizavam o consumo de bebidas alcoólicas por mulheres. As músicas Ex do seu atual, Radinho do seu Zé, Parceira de copoEle não merece a genteInquilino da cantora Naiara Azevedo, 10% da dupla Maiara e Maraisa e Loka de Simone e Simaria, retratam um paradoxo de libertação, no qual as mulheres ocupam um espaço masculino, os bares. No entanto, o ato de consumir uma grande quantidade de bebida alcoolica está associado ao intuito de beber para esquecer os traumas, tristezas e sofrimentos relacionados a desilusões amorosas, e não a independência, a diversão e ao empoderamento feminino. Cabe salientar que os relacionamentos citados nas músicas são sempre heteronormativos e que de forma geral a temática que mais se destaca é a das desilusões amorosas causadas por traições. Segundo Kellner (2001) a cultura midiática (construída, incessantemente, por meio de imagens e sons) modela uma visão prevalecente de mundo, fomentando opiniões políticas e comportamentos sociais, definindo o que é considerado bom ou mau, positivo ou negativo, moral ou imoral, fornecendo a matéria prima para a construção das identidades dos indivíduos. A partir das perspectivas teóricas elencadas para este estudo, o poder, a produção da verdade e a subjetividade são elementos relacionados no processo de condução de condutas dos indivíduos e, desta forma, imbricados na constituição das subjetividades (FOUCAULT, 2009). Sendo assim, compreendemos que as referidas músicas ensinam modos, formas determinadas para viver a feminilidade e os relacionamentos afetivos na atualidade, cabe a nós problematizar e discutir esses discursos que são tão vigentes em nossa sociedade.

Palavras-chave


Estudos Culturais - Gênero – Juventudes - Pedagogias Culturais

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