Última alteração: 01-09-2017
Resumo
Introdução
A função Power Shift é realizada pelos módulos GearController e FT600 da FuelTech, que são equipamentos eletrônicos que permitem fazer trocas de marcha sem usar embreagem e com aceleração plena. Para utilizar este recurso, a alavanca do veículo deve ser equipada com um sensor de deformação ligado em conjunto com um módulo de controle, que identifica que o piloto acionou a alavanca da caixa de câmbio. O módulo de controle efetua cortes progressivos de ignição no motor para a troca de marcha. A proposta deste trabalho foi projetar e construir uma manopla com sensor de deformação integrado para adaptar em alavancas de carros de arrancada que utilizam a função Power Shift através dos módulos de controle da FuelTech.
Objetivos
O objetivo deste trabalho é projetar e construir uma manopla com sensor de deformação integrado de fácil adaptação nas alavancas de câmbio de carros de arrancada através dos conceitos de extensômetria e método dos elementos finitos.
Metodologia ou Material e Métodos
Para a execução deste trabalho foi utilizado um projeto inicial da FuelTech que apresentou problemas de funcionamento em algumas condições de aplicação de força na manopla, como base. Com o desenho do projeto inicial em 3D (CAD) do software SolidWorks, foi realizada análise numérica, utilizando o método de elementos finitos (FEM) com o programa ANSYS, afim de identificar a causa dos problemas de funcionamento e solucioná-los. Através dos resultados da análise no projeto inicial, foram desenvolvidas duas propostas de manoplas nas quais foram submetidas às mesmas análises a fim de verificar se o funcionamento teórico seria satisfatório. As análises numéricas desenvolvidas neste trabalho incluem somente análise estrutural, onde se verificou a deformação dos transdutores, na região onde são instalados os sensores, simulando duas regiões distintas de aplicação de força na manopla. Foram simulados também a aplicação de torção na manopla e tensão normal máxima que os transdutores podem ser submetidos na prática. Após as análises foram construídos os transdutores das propostas e realizado teste prático em veículo equipado com módulo FT600 da FuelTech, validando os resultados.
Resultados e Conclusões finais ou parciais.
Analisando os resultados chegou-se a conclusão que as duas propostas corrigiram o problema identificado no projeto inicial, mas somente uma delas apresentou comportamento totalmente satisfatório para aplicação final, por desacoplar a torção em relação ao eixo da alavanca de câmbio.