Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL PARA ESTUDO DE DERMÁTOMOS E INERVAÇÃO SENSITIVA
Mateus Mondadori Sironi, Thaisa Caporlingua Lopes, Magda Patrícia Furlanetto

Última alteração: 05-09-2017

Resumo


Introdução - As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), a partir do ano 2000, vêm incentivando mudanças no país e nas instituições formadoras dos cursos da área da saúde através da implementação de práticas pedagógicas, o que permite maior facilidade na compreensão e obtenção de melhores resultados no aprendizado. Objetivo - Este trabalho teve por objetivo criar um modelo didático capaz de reproduzir a inervação sensitiva da pele, que é organizada através de dermátomos, bem como, reproduzir a inervação sensitiva dos membros superior e inferior. Material e Métodos - O trabalho foi desenvolvido em um manequim de tamanho real (1,70 m de altura) em material plástico. Inicialmente, foi realizada a reprodução dos dermátomos a lápis na metade direita da peça com base no atlas anatômicoe, posteriormente, foi feita a pintura com tinta automotiva utilizando quatro cores diferentes, uma para cada região medular. Já na metade esquerda do manequim foi representada a área de inervação sensitiva de cada nervo dos membros superior e inferior, cada um com coloração distinta, obedecendo as mesmas etapas e materiais descritos anteriormente. Resultados - O modelo didático tridimensional utilizou um manequim de tamanho real para representar o mapa de dermátomos na sua metade direita e as regiões referentes à inervação sensitiva dos nervos dos membros superior e inferior, na sua metade esquerda. No que se refere a região direita, foram ilustrados sete dermátomos cervicais (C2-C8), doze torácicos (T1-T12), cinco lombares (L1-L5) e cinco sacrais (S1-S5), respectivamente nas cores azul, verde, vermelho e amarelo. Já na metade esquerda, foram demarcadas as regiões de inervação sensitiva dos nervos intercostobraquial, cutâneo medial do braço, axilar, ulnar, mediano, cutâneo lateral, radial – membro superior; nervos femoral, safeno, cutâneo femoral lateral, cutâneo femoral posterior, sural, obturatório, fibular comum, fibular profundo, fibular superficial – membro inferior. Conclusões finais - A elaboração do modelo tridimensional de dermátomos e inervação sensitiva possibilitou a visualização mais clara e objetiva dos conteúdos teóricos, o que poderá ser utilizado amplamente por acadêmicos da área da saúde, auxiliando no seu aprendizado. Nesse sentido, o modelo facilitará o domínio de conteúdos que são exigidos no cotidiano da prática médica, pois permite visualizar em tamanho real e de forma tridimensional aquilo que é estudado apenas através dos atlas anatômicos.


Palavras-chave


Educação Médica; Modelo Anatômico; Modelo Educacional; Nervos Periféricos.

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