Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL PARA AVALIAÇÃO DA CADEIA LINFÁTICA AXILAR
Yasmin Podlasinski, Nicole Seger Cunegatti, Mateus Mondadori Sironi, Marissa Suelen Kanitz, Magda Furlanetto

Última alteração: 05-09-2017

Resumo


INTRODUÇÃO: a partir das novas DCNs, os métodos de ensino vêm sendo questionados quanto à eficácia do aprendizado de um conteúdo teórico. Assim, buscando uma estratégia didática destinada a possibilitar uma melhor compreensão da cadeia linfática axilar, de grande importância clínica, foi confeccionado um modelo tridimensional (manequim/torso de tamanho real) representando a cadeia linfática axilar com luzes brilhantes de um lado e os níveis linfáticos em relação ao músculo Peitoral Menor contralateralmente. OBJETIVOS: coletar dados referentes a satisfação do aluno sobre o uso deste modelo didático no aprendizado da anatomia. MATERIAL E MÉTODOS: foi realizado  um estudo quantitativo  com  100  estudantes  de  Medicina,  que  já deveriam ter a disciplina de Morfologia Aplicada concluída. Para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo 4 perguntas fechadas, a fim de verificar se o modelo didático foi eficaz. RESULTADOS: dos alunos entrevistados, 96% responderam que o modelo facilitaria a aprendizagem durante as aulas práticas; 79% julgam necessária uma explicação teórica para o modelo apresentado. Quanto à dificuldade em compreender o modelo apresentado, 97% dos alunos não relataram sentir dificuldades de compreensão. Os alunos também foram questionados sobre a comparação entre o método de ensino que utiliza o modelo didático apresentado e entre os demais métodos de ensino, tais como aulas teóricas e aulas no laboratório e, como respostas, 75% dos alunos relataram sentir muita melhora na compreensão do conteúdo através do uso de um modelo como o apresentado, 20% dos alunos responderam que a compreensão seria um pouco melhor com o uso do modelo e 5% relataram que sentiriam o aprendizado similar com e sem o uso do modelo didático. CONCLUSÕES FINAIS: o modelo didático da cadeia linfática axilar apresentou avaliações com resultados positivos, o que permite concluir que esse modelo auxiliou os alunos no aprendizado sobre a região anatômica em questão.


Palavras-chave


Cadeia Linfática Axilar, Estudo Quantitativo, Modelo Didático

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