Última alteração: 05-09-2017
Resumo
Introdução: O Traumatismo crânio encefálico (TCE) representa a principal causa de morbi mortalidade em indivíduos jovens no mundo. Apesar do impacto do TCE na Saúde Pública, não existem biomarcadores precoces efetivos para sua estratificação de gravidade e predição prognóstica. O BDNF é uma neurotrofina relacionada com a sobrevivência neuronal, plasticidade axonal, e função sináptica.
Objetivo: Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar o BDNF plasmático como potencial biomarcador de desfecho fatal precoce em vítimas de TCE grave.
Metodologia: Foram incluídos nesta coorte prospectiva 110 homens vítimas de TCE grave (GCS 3–8, na admissão hospitalar). A variável de desfecho investigada foi a mortalidade na unidade de terapia intensiva (UTI). Amostras de sangue foram coletadas na admissão na UTI. Foi utilizado ensaio de ELISA para determinação dos níveis plasmáticos de BDNF (Quantikin e Human BDNF, R& D Systems, Minneapolis, MN, USA).
Resultados e Conclusões: A idade mediana dos pacientes foi de 32 anos e 66% apresentaram politrauma associado ao TCE. Os principais mecanismos de lesão foram os acidentes com veículos automotores (42%), seguidos de violência interpessoal (33%). Os escores de coma de Glasgow (GCS) mais baixos na admissão hospitalar tiveram correlação com o desfecho fatal (6,3±0,2 e 4,9±0,3, média±E.P., nos sobreviventes e não-sobreviventes, respectivamente, p>0,05). A mortalidade na UTI foi de 36%. A concentração média de BDNF plasmático nas vítimas de TCE grave foi de 839,0±86,2 picog/ml (± E.P). Não houve diferença significativa entre os níveis de BDNF entre os grupos de sobreviventes (875,3±117,2 picog/mL) e de não-sobreviventes (775,6±146,1 picog/mL) (Teste T não-pareado, p>0,05). Ainda, não houve correlação significativa entre os níveis de BDNF e o desfecho fatal (Spearman, p=0,617) ou o tipo de TCE (isolado ou associado a politrauma; p=0,682).. Em suma, o presente estudo mostrou que não houve correlação entre os níveis de BDNF plasmáticos e o desfecho precoce fatal em homens vítimas de TCE grave, independentemente do tipo de TCE.