Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS - A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Karina Nunes da Silva, Lucas Teixeira da Silva, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


A utilização de tecnologias digitais, no caso os tablets e smartphones, já fazem parte do dia a dia do atual perfil dos estudantes, tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior e a apresentação de propostas metodológicas diferenciadas para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos utilizando tais recursos podem proporcionar, aos mesmos, possibilidades de construir o conhecimento matemático, através da manipulação desses recursos, disponíveis para tablets e smartphones. Apresenta-se um mapeamento e catalogação de aplicativos para tablets e smartphones que envolvem o ensino da Matemática, desenvolvido pelos alunos de iniciação científica, estudantes do curso Licenciatura em Matemática, participantes do Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), do campus Canoas/RS, com o intuito de subsidiar professores da área a planejar e aplicar práticas pedagógicas com o uso de tecnologias em suas aulas. O objetivo é apresentar uma catalogação de aplicativos compatíveis com o sistema Android que podem ser utilizados para a elaboração de propostas pedagógicas e inclusão de tecnologias nas aulas de Matemática. Foram organizados, estudados e planejado atividades com 12 aplicativos, sendo 10 com público alvo estudantes da Educação Básica e 2 para estudantes do Ensino Superior. Na elaboração do mapeamento, foi possível evidenciar-se a grande variedade de recursos tecnológicos existentes que podem auxiliar os professores em sala de aula para trabalhar conteúdos de Matemática. O feedback ocorreu com uma oficina ministrada com professores da rede municipal de Canoas/RS, com estes aplicativos, onde os professores participantes reforçaram que o desconhecimento ou, até a falta de destreza por parte dos professores em operar tais recursos, prejudica e inibe a realização de atividades utilizando tais recursos. Ressalta-se que o professor deve estar preparado para inserir esses recursos em sala de aula, mas também não deve ter como objetivo utilizar a tecnologia sem uma intenção clara e bem estruturada. Os computadores, tablets, smartphones são instrumentos pertinentes no processo de ensino e aprendizagem, cabendo à escola utilizá-los de forma coerente.

 

Referências

HOMA, Agostinho Iaqchan R.; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Incluindo tecnologias no currículo de matemática: planejando aulas com o recurso dos tablets. Revista Unión. Número 48, Dezembro de 2016. P. 22-40.


Palavras-chave


Educação Matemática. Tecnologias Digitais. Aplicativos para Android

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