Última alteração: 05-07-2018
Resumo
A Biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX, formada pelo conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades práticas e riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente.
(CAMARGO et al., 2010; MASTROENI, 2005; VALLE et al., 2010)
Definindo alguns conceitos, entende-se como risco a probabilidade de ocorrer um evento bem definido no espaço e no tempo, que cause dano à saúde.
(Ramos,2009)
Tendo em vista a importância de garantir a segurança dos profissionais, pacientes e meio ambiente, esclarecendo princípios básicos, como o uso correto de EPI’s, o gerenciamento de resíduos e medidas que evitem acidentes, o objetivo do presente estudo foi identificar o conhecimento e adesão dos profissionais no que se refere a prática de biossegurança. Tratou-se de uma pesquisa de opinião, com o intuito de identificar pontos de vista, falhas ou erros, e níveis de entendimento relacionados com o tema abordado. Foram realizadas, na cidade de Canoas-RS, entrevistas com oito profissionais em oito estabelecimentos de beleza e estética, por meio de um questionário com cinco questões objetivas e uma questão dissertativa acerca da definição do tema, a partir do conhecimento do profissional. Como resultado da pesquisa, podemos identificar que a metade dos entrevistados se considerava profissional da área da saúde e apenas um não tinha o conhecimento do que se tratava biossegurança; dentre os estabelecimentos, seis possuem um plano de biossegurança e todos reconhecem a importância da biossegurança para o cliente, profissional e meio ambiente. Ao descreverem do que se trata Biossegurança, constatamos que três profissionais tiveram maior domínio do assunto, onde destacaram a importância do cuidado, tanto com o profissional/cliente/paciente, quanto o uso correto dos materiais, o seu descarte após uso, ressaltando a importância de manter o seu ambiente de trabalho seguro. Tendo em vista os dados coletados na pesquisa, concluímos que apesar de existir artigos e livros falando a respeito do assunto, não são todas as pessoas que buscam e possuem interesse em acessar este material. Portanto, é necessário reafirmar a importância de um olhar mais atento por parte das políticas públicas e da fiscalização sobre os riscos iminentes da área da estética/saúde, evitando acidentes e contaminações entre os profissionais e clientes. Levando em consideração esses aspectos, conclui-se que as ações estabelecidas pela Biossegurança, devem ser valorizadas e aplicadas nos estabelecimentos, a fim de garantir a proteção da saúde humana e ambiental.