Última alteração: 17-09-2017
Resumo
Este trabalho busca apresentar de que maneira experimentos de baixo custo utilizados em uma metodologia de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) podem auxiliar no ensino do conceito luz em estudantes do ensino fundamental. O objetivo deste trabalho é apresentar como o uso da sequência didática de UEPS auxilia no ensino do conceito de luz em estudantes do ensino fundamental com o uso de materiais de baixo custo para a realização de experimentos. O trabalho foi aplicado pelo subprojeto de Física do PIBID da ULBRA, no primeiro semestre de 2017, em uma escola pública da cidade de Canoas, na qual participaram do projeto alunos do 8º e 9º ano. Sabe-se, que no ensino fundamental ocorre a introdução da Física no ensino formal, e, muitas vezes, há um grande enfoque na Física mecânica, por este motivo, adotamos como principal objetivo deste projeto introduzir a Física abordando os conteúdos relacionados ao conceito de luz. Para tanto, utilizamos, como já mencionado, uma intervenção didática que faz uso combinado de aulas teóricas e de atividades experimentais, sendo utilizado materiais de baixo custo, facilitando a participação de todos os discentes. Utilizamos como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1978). A qual é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Conforme Ausubel, através da aprendizagem significativa (não memorizada), ocorre a emersão de novo (s) significado (s) aos conhecimentos já retidos. Para este trabalho, optamos em demonstrar a UEPS (MOREIRA, 2011), onde foi realizado a experiência da ‘Caixa Preta’, em que o objetivo era de verificar experimentalmente a fluorescência de determinados materiais quando expostos a luz ultravioleta. Desta forma, os alunos no primeiro momento, construíram a ‘Caixa preta’, pintando uma caixa de papelão com a cor preta. Após, os estudantes utilizaram os seguintes materiais: marca texto, água tônica e sabão em pó, onde realizaram os experimentos de visualização da fluorescência destes materiais dentro da caixa preta com o uso de uma lâmpada uv (e luz negra adaptada com flash) aos tipos de luminescência gerados a partir do contato com determinadas substâncias. Ao analisarmos os relatórios individuais e as observações que foram realizadas em aula e durante o debate, após o término da atividade, foi possível verificar que os alunos compreenderam que existe evidencia empírica de uma ’luz invisível’ que é diferente da visível manifestada no cotidiano. Por conseguinte, acreditamos que o uso de UEPS combinado com a experimentação permite a realização de aulas diferenciadas aos discentes; as quais facilitam na questão ensino e aprendizagem para que alguns conceitos da Física sejam desenvolvidos de maneira plena e significativa.