Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ESTUDOS CULTURAIS DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO - TECNOLOGIA, AMBIENTE E ESTUDOS SOBRE O CORPO – ETAPA 3
Halana Mendonça Mendonça dos Santos

Última alteração: 10-09-2017

Resumo


Este relato refere-se ao projeto Estudos Culturais da Ciência e Educação – Tecnologia, ambiente e estudos sobre o corpo, etapa 3, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ulbra. Conduzido em caráter exploratório, o projeto investigou produções acadêmicas realizadas no campo dos Estudos Culturais da Ciência entre os anos 2002-2016. Destacamos que os Estudos Culturais da Ciência discutem os impactos da ciência e da tecnologia nas sociedades (Wortmann e Veiga-Neto, 2001). Tais autores (ibid) salientaram terem as discussões conduzidas neste campo ampliado o rígido estatuto da objetividade atribuída aos saberes científicos, ao abandonarem a ilusão moderna de alcance da “verdade”. Nos Estudos Culturais da Ciência, entende-se a Ciência como uma produção cultural, o que implica afastar-se de representações que a configuram como uma atividade autônoma e relativamente independente das demais práticas sociais e admitir estar a Ciência inexoravelmente vinculada à sociedade e à cultura e perpassada por suas contradições. E cultura nesses estudos tem a ver com práticas sociais, tradições linguísticas, processos de constituição de identidades, comunidades, solidariedades e com estruturas e campos de produção e intercâmbio de significados entre membros de uma sociedade ou grupo. No total foram levantados 183 artigos. Nesta ultima etapa do estudo selecionou-se 4 obras para tradução para a língua portuguesa, em função da importância das mesmas para o campo do ECC. O processo investigativo incluiu: a) busca em sites de Universidades, revistas científicas e nos Curriculum-Vitae dos autores/as desse campo; b) levantamento e tradução de obras (língua inglesa para a língua portuguesa) e disponibilização das mesmas para estudo; c) análise das obras levantadas para indicação o direcionamento dos estudos.  e seleção para tradução. Constatou-se que o estudo vem demonstrado que muitos são os estudos que têm se preocupado com a discussão da ciência percorrendo caminhos que os aproximam dos Estudos Culturais da Ciência. No Brasil o campo de ECC parece não ter prosperado muito nos últimos anos. Em alguns centros universitários discussões aproximadas às conduzidas por WORTMANN E VEIGA NETO (2001), por exemplo, na Universidade de Campinas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade Estadual de Londrina. Além disso, outros campos, tal como o da Antropologia, tem se ocupado com discussões sobre a ciência em uma abordagem multidisciplinar sob a denominação de Antropologia da Ciência.


Palavras-chave


Estudos Culturais; Estudos de Ciência; tecnologia, ambiente, educação.

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