Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DAS FALAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Andressa Barbosa Comiotto, Bianca Salazar Guizzo

Última alteração: 30-08-2017

Resumo


O presente estudo é decorrente de um projeto maior de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA, intitulado “Políticas Educacionais: um olhar sobre as questões de gênero e sexualidade”. O referido projeto conta com o auxílio financeiro da FAPERGS e do CNPq para sua execução. Neste trabalho, em específico, objetiva-se apresentar e problematizar percepções, entendimentos e representações dos conceitos de gênero e sexualidade a partir das falas de professores/as atuantes na Educação Básica, em escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Para contemplação de tal objetivo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas (elaboradas a partir de um roteiro composto por cinco questões com temática relacionada ao projeto de pesquisa) com docentes atuantes nos diferentes níveis de ensino oferecidos pela Educação Básica, bem como a posterior transcrição das mesmas. Cabe ressaltar que este trabalho está inserido teoricamente dentro do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero de linha pós-estruturalista. Sendo assim, valemo-nos dos seguintes conceitos para teorização e problematização dos nossos resultados preliminares: Gênero (GUIZZO, 2015; SCOTT, 1995); Sexualidade (LOURO, 1999) e Representação (WOODWARD, 2014). Os resultados iniciais obtidos apontaram que os docentes atuantes na Educação Básica percebem as questões de gênero e sexualidade de maneiras diversas. Nas duas entrevistas que selecionamos para análise ficou nítido que os entendimentos e as representações que os docentes construíram sobre estas temáticas estavam atrelados ao campo de estudo nos quais se formaram na graduação. A primeira entrevista selecionada foi realizada com uma professora de Biologia e Química, disciplinas ligadas ao campo das Ciências Naturais. A segunda entrevista escolhida foi feita com um professor de História e Sociologia. A partir das falas da primeira docente foram acionadas representações de gênero e sexualidade atreladas diretamente às funções biológicas e anatômicas dos corpos dos sujeitos, dando ênfase aos aspectos reprodutivos e para a norma heterossexual. Por sua vez, o professor ligado ao campo das Ciências Humanas trouxe em suas falas aspectos completamente diferentes da entrevista anterior, trazendo representações de gênero e sexualidade que se vinculam a questões culturais, históricas e sociais, construídas ao longo do tempo. A partir dos resultados obtidos, consideramos que as formas contrastantes de percepção e representação sobre gênero e sexualidade construídas pelos/as docentes entrevistados/as deve-se ao fato de estarem atrelados a áreas do conhecimento distintas.

Palavras-chave


Gênero; Sexualidade; Educação; Representação

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