Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NARRATIVA RESILIENTE: O CASO ANTÔNIO
Andre Guirland Vieira, Lourdes Guilhermina Nogueira, Yago Gunchorowski, Vinicius Alexis Poletto, Lauri Ronaldo Hillgemann, Paula Fiorenza

Última alteração: 24-10-2017

Resumo


Introdução. A adolescência é o momento no qual convergem as habilidades cognitivas construídas ao longo da infância para construir uma narrativa autobiográfica coerente e as exigências socioculturais para um posicionamento dentro da sociedade (Habermas, Ehlert-Lerche & de Silveira, 2009), o que culmina na necessidade de construção de uma identidade socioculturalmente situada. Essa identidade organiza-se na forma de uma narrativa. Tal narrativa tem a função de construir um mínimo de unidade e de propósito à vida e ao mundo. Essas histórias situadas não apenas constroem e mantém, mas são a própria identidade de seu autor. Objetivos. O presente trabalho tem por objetivo estudar a construção narrativa da identidade resiliente em adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Método. Foi elaborado um estudo de caso a partir de uma entrevista de história de vida baseada no protocolo de Entrevista de Elicitação de Narrativa de Vida (Gonçalves, Henriques e Vieira, 2010). Participou da entrevista um adolescente de 16 anos. Foi pedido autorização aos familiares, através da escola, para a realização do estudo, via consentimento livre e esclarecido. Tendo anuência para participar da pesquisa, o aluno foi convidado para participar da entrevista. A história foi gravada e posteriormente transcrita para análise descritiva de estrutura, processo e conteúdo, baseada nos sistemas de Gonçalves, Henriques e col. (2006). A entrevista foi coletada em uma Escola Municipal da periferia da cidade de Canoas-RS. Resultados. Na construção da identidade de Antônio há a presença de um projeto de crescimento de vida. O ambiente em que ele vive e no qual constrói sua identidade é composto por situações que envolvem principalmente a família, com separações que requerem ajustes para serem superadas. As respostas que Antônio deu às dificuldades demonstram que ele encontrou soluções aos problemas vivenciados. Apresenta uma narrativa de vida coerente, o que aponta para uma identidade narrativa resiliente, explicitada no sucesso em reagir e se reorganizar após cada evento desestruturador.


Palavras-chave


Adolescência, narrativas, resiliência, identidade, História da vida

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