Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Criação de objetos de aprendizagem para apoio ao letramento a partir de práticas colaborativas
Rafael Freitas Vernetti, Fabiana Lorenzi

Última alteração: 01-09-2017

Resumo


A importância do uso de ferramentas computacionais no processo de ensino-aprendizagem vem sendo destacada cada vez por diferentes autores, que consideram aspectos como a abordagem pedagógica para a faixa etária a qual se destina, conteúdos a serem explorados, grau de interatividade e facilidade de uso. A utilização do computador na escola não pode ser centrada apenas no que o aluno desenvolve, mas ela deve facilitar a assimilação de conceitos que permeiam as diversas atividades. Ferramentas computacionais podem ser utilizadas para auxiliar o processo de letramento dos alunos. Como a capacidade de compreender é considerada fundamental para que o aluno desenvolva diferentes níveis de aprendizado, como por exemplo, analisar, sintetizar e/ou avaliar um texto, a utilização de ferramentas computacionais em atividades relacionadas a compreensão de texto pode servir de apoio às disciplinas e aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Este trabalho propõe o desenvolvimento de objetos de aprendizado que possam ser utilizados para apoiar o processo de compreensão de leitura/escrita.


Palavras-chave


Letramento; Ensino; Aprendizagem; ferramentas computacionais

Texto completo: PÔSTER