Última alteração: 11-11-2024
Resumo
As ações do fonoaudiólogo atuantes na área da fonoaudiologia educacional sofreram ajustes, amadureceram e foram transformadas segundo a evolução da Fonoaudiologia enquanto ciência. Identificar possíveis alterações fonoaudiológicas e estimular a consciência fonológica são de suma importância para o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização em crianças em idade escolar. Neste sentido, este relato de experiência tem como objetivo demonstrar as alterações fonoaudiológicas encontradas em turmas de séries iniciais do ensino fundamental, esperando-se que este estudo contribua para a detecção e intervenção antecipada em escolares. Foi possível observar 39 crianças com média de idade entre 4 a 7 anos. Sendo que, 11 crianças apresentaram dificuldades na produção dos fonemas /J/, /l, /r/, /s/, /z/ e dificuldade na consciência fonológica. Concluindo que os achados reforçam a importância do rastreamento precoce e da intervenção fonoaudiológica, a fim de favorecer o desenvolvimento adequado da linguagem e, consequentemente, promover o processo de alfabetização juntamente com a escola, bem como encaminhar os alunos para o serviço de saúde de sua referência.
Palavras-chave:Fonoaudiologia educacional;educação infantil;inclusão escolar;consciência fonêmica e fonológica.