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FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA PARCERIA NECESSÁRIA
Lidiane Cristina da Costa Sturza, Nicoli Nicoli Anselmini, Jenifer Santos de Souza

Última alteração: 11-11-2024

Resumo


Estudos revelam que a consciência fonológica, é preditora para a alfabetização, envolve identificar e manipular sons da fala, como sílabas e fonemas, fundamentais para o desenvolvimento da leitura e escrita, entretanto os professores referem conhecimento incipiente a cerca do tema. Contudo o presente relato de experiência vivenciado no Pei de fonoaudiologia educacional visou desenvolver essa habilidade por meio de atividades quinzenais que aprimoram competências de Consciência Fonológica como segmentação de sílabas, rimas e aliterações. As atividades realizadas promoveram o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças em um ambiente dinâmico e divertido. Utilizando jogos lúdicos, como rimas e segmentação de sílabas, as crianças fortaleceram habilidades metalinguísticas essenciais. Essas práticas facilitaram a associação entre sons e letras, melhorando o processo de alfabetização e estabelecendo uma base sólida para o aprendizado contínuo da leitura e escrita. Desde o início as crianças apresentaram bastante interesse nas atividades propostas e apresentaram bons resultados ao identificar letras e o sons.O projeto desenvolvido no primeiro ano do ensino fundamental da escola municipal  de Esteio mostrou a grande importância da parceria entre escola e fonoaudiologia considerando que a estimulação da CF aplicada, qualificou a percepção dos alunos em relação a manipulação dos sons da nossa língua, ampliou o conhecimento do professor sobre a Consciência Fonológica, o que inevitavelmente contribui para o processo de ensino e aprendizagem.

 


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