Última alteração: 07-11-2024
Resumo
O presente trabalho foi submetido na Plataforma Brasil, como também avaliado pelo Comitê de Ética. CAAE: 81274124.6.0000.5349. No contexto acadêmico, onde as habilidades e competências sociais, como a comunicação, são essenciais, foi identificada uma dificuldade entre os estudantes em desenvolvê-las, resultando em estresse e sofrimento psicológico. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa-ação com o objetivo de promover o desenvolvimento socioemocional dos universitários, aprimorando a competência comunicativa e o autoconhecimento. Através de oficinas, foram aplicadas estratégias que abordaram o autoconhecimento, inteligência emocional, técnicas de manejo de ansiedade, oratória, e preparação para processos seletivos, como a elaboração de currículos e cartas de apresentação. Essas atividades formaram uma trilha de aprendizagem integrada, onde cada tema complementava o outro, proporcionando aos participantes uma compreensão abrangente das competências de comunicação. Os resultados indicaram progresso significativo, evidenciando que as oficinas impactaram positivamente a trajetória acadêmica e profissional dos estudantes, auxiliando-os a lidar com a ansiedade, melhorar a oratória e se preparar para o mercado de trabalho. Apesar dos desafios logísticos relacionados ao local e horário das oficinas, a transição do formato presencial para o online facilitou a participação e ampliou a adesão. Além disso, o projeto, foi realizado no âmbito do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI), resultou na criação de um e-book, fornecendo um recurso contínuo para o desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes, que aplicaram os conhecimentos adquiridos em processos seletivos para estágios curriculares e outros contextos profissionais.