Última alteração: 08-11-2024
Resumo
Na etapa do desenvolvimento infantil, os professores desempenham um papel fundamental como guias e facilitadores para o crescimento acadêmico e pessoal dos alunos. Contudo, muitos profissionais da educação podem não ter um conhecimento completo sobre as fases do desenvolvimento infantil e dos processos cognitivos, o que pode levar a dúvidas e incertezas significativas. Por isso, é importante que os profissionais da área de educação recebam capacitações que lhes permitam compreender de maneira mais profunda como suas práticas podem impactar a vida dos alunos. O projeto de extensão Intervenções Neuropsicológicas no Contexto Escolar (PRINCE) da Universidade Feevale visa justamente isso, capacitar e instrumentalizar os professores para que possam aprimorar seu entendimento sobre o desenvolvimento dos processos cognitivos (Funções executivas e Regulação emocional), podendo promover estratégias de intervenções preventivas para seus alunos. Em 2024, a intervenção foi constituída por 8 encontros quinzenais, realizados tanto no formato online quanto presencial, administrado na escola E.M.E.F. Marcos Silvano Vieira, no município de Campo Bom, voltado para professores, tendo como inspiração o Programa de Capacitação de Educadores sobre Neuropsicologia da Aprendizagem com Ênfase em Funções Executivas e Atenção (CENA). A capacitação foi realizada no período de março a julho de 2024. Concluímos a capacitação com muitos aprendizados e valiosas trocas de experiências entre todos os participantes. O feedback recebido dos professores foi muito positivo, citando que estão conseguindo aplicar de forma prática o conhecimento adquirido durante suas aulas, impactando significativamente o aprendizado e as vivências dos alunos.