Última alteração: 11-11-2024
Resumo
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISA EM PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL - CIEPRE
2. Modalidade
PROJETO COMUNITÁRIO
- 6. Justificativa
Este projeto é importante devido à natureza de sua atuação. Não existe na cidade de Canoas outros serviços de atendimento às pessoas com deficiência com idades acima dos 18 anos, e o CIEPRE acaba sendo um ótimo programa para a inserção deste público, pois focamos também no aspecto social e emocional, pois a prática de atividade física em grupo ajuda na descoberta de potencialidades, aumenta a autonomia para realização das atividades diárias, melhora o humor, reduz a sensação de estresse e os sintomas de ansiedade e de depressão, na ampliação do ciclo de amizades e na socialização dos participantes, já que a maioria é autista.
REALIZAR INTERVENÇÕES ATRAVÉS DE SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL COM PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES, BEM COMO OFERECER UM ESPAÇO DE ESCUTA ÀS FAMÍLIAS DOS REFERIDOS ALUNOS ATRAVÉS DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA.
7.2 Objetivos Específicos
*PROPORCIONAR VIVÊNCIAS ÉTICAS E ATITUDES QUANTO À RESPONSABILIDADE, COMPROMETIMENTO, PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE;
*COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO BRINCAR NAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL, PARA A ESTRUTURAÇÃO DO SUJEITO;
*OFERECER UM ESPAÇO DE ESTUDO E PESQUISA PARA OS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS, PSICOLOGIA, FISIOTERAPIA, SERVIÇO SOCIAL, BACHARELADO EM ESTÉTICA E MEDICINA VETERINÁRIA;
*PARTICIPAR E APRESENTAR TRABALHOS EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS, SEMINÁRIOS, DENTRE OUTROS;
*COMPREENDER O PAPEL DO FACILITADOR NA RELAÇÃO COM ALUNO DURANTE AS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL;
*PROPOR TROCAS INTERINSTITUCIONAIS ATRAVÉS DOS PROFESSORES E ACADÊMICOS;
*INTERVIR RESPEITANDO AS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE CADA SUJEITO PARTICIPANTE DO PROJETO;
*DESENVOLVER AUTONOMIA, CAPACIDADE DE CRIAR E RE-CRIAR A PARTIR DA CENA TERAPÊUTICA, DANDO SIGNIFICADO NA PRÁTICA PSICOMOTORA;
*PERCEBER OS SINAIS E SINTOMAS DAS PATOLOGIAS QUE ENVOLVEM OS TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO PARA REALIZAR A INTERVENÇÃO PSICOMOTORA;
*INSTRUMENTALIZAR PAIS E/OU CUIDADORES NA ATENÇÃO E CUIDADOS DE SEUS FILHOS;
*DISPONIBILIZAR ESPAÇO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ÀS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS, COM ENFOQUE NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FíSICA.
8. Público participante ou público-alvoCrianças, adolescentes e adultos com deficiência, bem como seus familiares. Tais sujeitos são oriundos de Canoas e demais municípios da região metropolitana de Porto Alegre. É importante ressaltar que a grande maioria das pessoas atendidas não possui recursos financeiros, tendo o CIEPRE como um dos únicos atendimentos para seus filhos.
9. Metodologia
- O atendimento é realizado nas dependências do Curso de Educação Física, prédio 55 da ULBRA / Campus Canoas. As sessões de Psicomotricidade Relacional são organizadas em pequenos grupos com duração de 90 minutos, uma vez por semana (quartas-feiras das 14h às 15h30). A intervenção específica obedece a três momentos: ritual de entrada, trajetórias lúdicas e ritual de saída, com diferentes vivências corporais, dependendo das necessidades individuais de cada sujeito. Estas experiências são proporcionadas a partir de situações lúdicas e espontâneas, oportunizando o desenvolvimento em diversas áreas: motora, relacional, emocional e cognitiva. As atividades são realizadas nas quadras esportivas, piscina, campo de futebol, bem como espaços externos em geral. Ao final de cada
sessão, com o auxílio de uma pauta de observação os responsáveis pelos atendimentos se reúnem em grupos para efetuarem os registros referentes a sessão realizada, onde destacam a evolução individual e diária dos alunos atendidos. Sendo assim, consideramos que a avaliação se dá de forma processual e contínua. Paralelamente ao atendimento dos filhos, as famílias também são atendidas pela Pastoral da ULBRA. A seleção dos
acadêmicos participantes do projeto se dá por meio de inscrição prévia nas secretarias do Curso de Educação Física e coordenação de extensão,seguida de entrevista com os coordenadores do projeto. Como pré-requisito, os acadêmicos devem estar cursando no mínimo o segundo semestre.
Após a seleção dos acadêmicos, estes têm como papel preponderante observar, intervir quando necessário, potencializar novos desafios e avaliar o desenvolvimento dos alunos em atendimento. Em relação ao público alvo para os atendimentos, estes são encaminhados através das redes ensino pública e privada de Canoas, região metropolitana, unidades básicas de saúde, centros de atendimento educacional especializado (AEE), médicos e
terapeutas. Após o encaminhamento é agendado uma avaliação (triagem) e entrevista com os familiares dos alunos pretendentes.
11. Resultados esperados
Que cada participante consiga desenvolver alguma atividade física levando em consideração suas potencialidades e limitações.
12. Materiais e recursos necessários
Quadra de esporte, bolas, bambolês, cordas, colchonetes, step,trampolim, etc.