Portal de Eventos da ULBRA., ULBRA XPERIENCE 2024

Tamanho da fonte: 
ISOLAMENTO SOCIAL E OS IMPACTOS NO ENSINO
Jordana Lara Dressler, Thales Botomé Cousen

Última alteração: 11-11-2024

Resumo


ISOLAMENTO SOCIAL E OS IMPACTOS NO ENSINO


FERREIRA, ANDRELIZE.1; SILVA, KAREN 2; LARA, JORDANA. 1; COUSEN, THALES. 3. BURG, MARIA. 4; BRANDALISE, MARIANA.5.



1 Graduandos do curso de Psicologia.Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS)

2 Graduando do curso de Enfermagem.Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS)

3 Graduando do curso de Medicina.Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS)

4 Prof. Me. curso de Farmácia.Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS)

5 Prof. Dr. curso de Enfermagem.Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS)


INTRODUÇÃO: No Brasil, a partir de março de 2020, a pandemia do SARS-COV  19, exigiu o isolamento social o qual resultou em graves consequências para o  desenvolvimento infantil, afetando as crianças que estavam em fase de  aprendizagem e que então passaram a se encontrar fora da escola em limitação de  convívio e interação social.1(FERNANDES fiocruz, 2021) O brincar deixou de fazer parte de suas vidas cotidianas,  encontravam-se agora entre quatro paredes.2(AMARANTE, ins, 2020). Com o aumento do número de telas,  as crianças encontravam-se cada vez mais adeptas ao uso das mídias sociais em parte devido às suas novas demandas de estudo.3(SANTOS, SILVA, rsd, 2021). Existem poucas evidências sobre  a melhor forma de usar os dispositivos eletrônicos na rotina das crianças. Estudos  demonstram que o uso excessivo pode trazer dependência, uso compulsivo e  dificuldade de interação social (NOBRE et al, 2018).

OBJETIVO: Entender as consequências do isolamento social, no desenvolvimento  e no comportamento das crianças em meio a pandemia, as alterações de  comportamento e o impacto na aprendizagem.

METODOLOGIA: Foram produzidos um vídeo e um podcast sobre isolamento social e o  impacto na aprendizagem de crianças. Foi enviado por aplicativo de mensagem para  15 professores aleatórios do ensino fundamental e ensino médio juntamente com um  formulário eletrônico, a fim de avaliar o impacto do isolamento social no aprendizado  das crianças. Esta atividade fez parte da disciplina de Prática Interprofissionais de  Educação em Saúde (2021/2). RESULTADOS: Os resultados mostram-se divididos em relação ao desenvolvimento das crianças durante o período de isolamento social, 40% dos dos entrevistados responderam que lidaram bem com esse período. O nível de aprendizado foi considerado razoável por 60 %. Em relação ao acesso ao uso das tecnologias, 93,3 % da amostra tinha acesso a smartphones, tablets ou computadores, o mesmo número considera bom seu acesso à internet e 6,3% considerou razoável. Na percepção sobre a educação a distância, 40% reportou como razoável, 33,3 % como bom e 26,7 % como ruim. Após receber o podcast e o vídeo elucidativo sobre o tema, 81% da amostra considerou que ele ajudou a enfrentar esse momento.

CONCLUSÕES FINAIS: Os resultados obtidos nos demonstraram que ainda há uma barreira a ser enfrentada por parte dos profissionais na educação a distância. As novas formas de aprendizagem são de extrema relevância no ambiente educacional, e contribuíram para a educação  durante esse período de isolamento.  Houve um grande temor em relação aos novos métodos, porém com treinamento adequado e melhor domínio dessas tecnologias é possível evoluir o grau de satisfação de alunos e professores. A educação é o ato de perpetuar o conhecimento, permeando o passado e o futuro para construir as mentes do presente, a tecnologia aliada a educação formam uma ferramenta didática fortíssima para retomar o aprendizado e elevar os níveis da educação.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


1 AUXILIADORA, MARIA. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Rio de Janeiro, setembro de 2021.


2 AMARANTE, SUELY. Covid-19: como o isolamento social influencia a saúde mental infantil: Como o isolamento social influencia a saúde mental infantil. Isolamento social, Rio de Janeiro, ano 2020, 22 jun. 2020.


3 Quality of interactive media use in early childhood and child development: a multicriteria analysis. Jornal de pediatria, 96(3), 310-317. SANTOS, ALINE DINIZ DOS; SILVA, JULIA KAMERS DA.


 

 


Texto completo: Pôster