Última alteração: 05-10-2016
Resumo
O presente projeto de pesquisa-ação foi elaborado como atividade de pesquisa e extensão para a disciplina de Estágio Básico II do curso de psicologia do Centro Universitário Luterano de Manaus. A temática do estudo é centrada no processo de empoderamento dos idosos integrantes do projeto comunitário Ulbra Aberta à Terceira Idade, o qual foi compreendido a partir da perspectiva de Paulo Freire, entendendo o empoderamento como instrumento de conquista de autonomia e protagonismo. O objetivo do trabalho é viabilizar o processo de empoderamento do grupo de idosos, por meio de atividades que desperte neles a ressignificação de seu papel social frente aos desafios enfrentados nessa fase da vida. Ampliando e construindo conhecimentos de modo prático, por meio de rodas de conversa sobre seus direitos. Além de prepará-los, paulatinamente, para elaborarem um livro grupal. A abordagem do tema foi empreendida por meio de revisão integrativa de artigos publicados em periódicos indexados. No referencial buscamos clarificar os conceitos e buscar teorias que respondessem aos nossos questionamentos e atingisse os objetivos. A pesquisa realizada é do tipo pesquisa-ação crítica colaborativa, que consiste em participação e intervenção no campo de pesquisa por parte dos pesquisadores e na colaboração de todos os envolvidos. Os instrumentos utilizados para identificação da demanda foram do tipo qualitativo: observações, rodas de conversa, entrevistas e dinâmicas de grupo. Para levantamento do referencial teórico utilizou-se de revisão integrativa. O público alvo é o grupo de idosos da Ulbrati do CEULM, sendo 29 mulheres e 3 homens. Todos alfabetizados e com idades entre 44 e 93 anos. Para alcance dos objetivos serão realizados vários procedimentos, tais como: estudo dinâmico e crítico do Estatuto do Idoso e Plano Nacional do Idoso; motivação do grupo de idosas por meio de exemplos de realização e sucesso na terceira idade; elaboração, paulatina, de um livro junto ao grupo, no qual cada membro será responsável por um capítulo, para tanto haverá a atualização de seus conhecimentos a respeito do Novo Acordo Ortográfico e a inserção digital como exercício de cidadania do grupo. Tudo isso em consonância com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/12, respeitando o sigilo adotando um pseudônimo para cada participante, que será escolhido por eles. Por meio do TCLE será esclarecido aos participantes do projeto os objetivos e demais informações e, será solicitada a autorização para realização da pesquisa, deixando explícito todos os direitos que possuem. Espera-se, com esse projeto, que o grupo de idosos seja capaz de ressignificar suas relações sociais, bem como desenvolver senso crítico, a fim de conquistar maior autonomia e protagonismo nos meios nos quais atua, bem como se inserir de modo prático em novos espaços, por meio do conhecimento e acesso às tecnologias de informação.
Palavras – chave: Empoderamento; Idosos; Autonomia; Protagonismo.