Última alteração: 05-10-2016
Resumo
O atual Plano Nacional de Educação prevê, dentro de uma das suas muitas estratégias, a articulação de atividades extensionistas com a sala de aula. Estas práticas, que são a curricularização da extensão, forçam a Universidade a aplicar o conhecimento, atender demandas sociais, transformar a realidade e promover novos saberes. O projeto CEULM/ULBRA Escola é um espaço oportuno para este fim, pois a interação da Escola de Ensino Médio e a Universidade abre espaço para a troca de experiências e saberes entre professores, acadêmicos e estudantes do ensino médio. Este trabalho ilustrará apenas uma das várias atividades do ULBRA Escola, a Orientação Profissional, atividade realizada em três escolas de Ensino Médio no entorno da IES.
O trabalho consistiu na seleção e capacitação dos acadêmicos; no agendamento e aplicação dos testes, na correção e confecção dos laudos, no agendamento das devolutivas que ocorreram através de dinâmicas de grupos com os estudantes que se submeteram aos testes. As atividades contaram somente com acadêmicos do curso de Psicologia.
Palavras-chave: orientação profissional; adolescência e profissão.