Última alteração: 04-10-2016
Resumo
A Vigilância em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos¹. O crescimento do HIV/Aids na população jovem entre 15 a 24 anos continua preocupante e ressalva que é necessário a intensificação das ações nesse segmento². O estudo objetiva relatar a construção de um plano de ação, após levantamento de dados sobre o aumento da detecção de casos de HIV/Aids entre jovens no município de Manaus/AM. Trata-se de um estudo descritivo, pautado em um relato de experiência sobre o conhecimento adquirido em sala de aula durante a disciplina Saúde Bioética e Sociedade do curso de enfermagem no Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) no segundo semestre de 2016. Foi possível a compreensão da relevância do levantamento de dados através do boletim epidemiológico alimentado pelos sistemas de registros, acompanhamento e avaliação, para realização do plano de ação. O presente trabalho vislumbrou a oportunidade de aprofundamento nos estudos e pesquisas aos futuros profissionais enfermeiros, sobre elaboração de um plano de ação e levantamento de dados através do boletim epidemiológico, visando a execução de uma intervenção para reduzir a incidência e detecção da doença e de casos novos, evitando assim, agravos para a população vulnerável.
Palavras–chave: Vigilância em Saúde; Bioética; Enfermagem;
Referência:
¹Manual de Saúde Coletiva e Epidemiologia / Maria Elisa Gonzales Manso e Júlio Cesar Magalhães Alves (Organizadores). – São Paulo (SP): Martinari, 2015;
² Boletim Epidemiológico – Aids e DST. Ano IV - nᵒ 1 – da 27ͣ à 53ͣ semana epidemiológica – julho à dezembro de 2014. Ano IV - nᵒ 1 – da 01ͣ à 26ͣ semana epidemiológica – janeiro à junho de 2015. Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância em Saúde – Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.