Portal de Eventos da ULBRA., VII Mostra Científica Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

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ENGLISH VOLUNTEER
Patricky Batista Silva

Última alteração: 05-10-2016

Resumo


O HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana, dados do Ministério da Saúde (MS) informam que em 2015 o número de pessoas em tratamento antirretroviral no país era de 455 mil. “O Boletim Epidemiológico HIV/AIDS” do mesmo órgão mostra, em uma pesquisa realizada em 2014, o Amazonas com o 3º lugar no ranking nacional de taxa de detecção de AIDS em gestantes, o que é superior à média do país, de 2,5. O estado também é o quarto em percentual de crianças soropositivas menores de 5 anos. A Associação de Apoio à Criança com HIV (AACH) – Casa Vhida foi fundada em 17 de dezembro de 1999, e atende crianças e adolescentes portadores do vírus. Através de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, pudemos, com base na observação, levantar a demanda da instituição; viu-se então a necessidade de um projeto de intervenção lúdico, voltado para a adesão de uma segunda língua. As crianças levam uma vida normal; frequentam a escola, brincam, interagem com outras pessoas, entretanto o tratamento ainda as afeta, tanto física quanto psicologicamente. Ser portador do HIV pode causar – quando não há estímulo e motivação suficiente – algumas desilusões, principalmente acerca das perspectivas de vida. Por isso mostra-se necessário introduzir cada vez mais novos conhecimentos em suas rotinas, a fim de quebrar os paradigmas sobre o futuro de um soropositivo. O English Volunteer (em tradução livre Inglês Voluntário) tem como objetivo levar para os beneficiados pela instituição uma atividade lúdica, sobre variados temas, introduzindo o inglês básico. Esta intervenção, além de despertar neles o interesse em continuar o processo de aprendizagem da segunda língua, ainda auxilia no desenvolvimento cognitivo; uma pesquisa da Penn State feita com base em um estudo realizado com 39 cérebros de pessoas nativas em inglês, conclui que aprender um novo idioma traz benefícios significativos para a conectividade cerebral, retardando o envelhecimento da mente. Pautado nas teorias da aprendizagem de Piaget e Bandura, este trabalho espera transformar o cotidiano destas crianças, atuando como fator positivo para o desenvolvimento dos processos mentais e fornecendo o estímulo necessário para que a construção do conhecimento ocorra de maneira eficaz, abrindo caminhos para um futuro promissor.

 

Palavras Chave: HIV, Aprendizagem, Desenvolvimento.