Última alteração: 17-10-2017
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar os principais motivos da evasão de alunos finalistas do pré-vestibular em uma instituição privada da cidade de Manaus, o Pró-Vest Vestibulares e Concursos, localizado na zona Leste da capital, cuja atividade educacional é o ensino preparatório para a realização das provas de ingresso às unidades de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como tema a “Saúde mental de alunos finalistas do ensino médio que frequentam curso pré-vestibular em Manaus”. Por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, espera-se conhecer os fatores internos que influenciam a desistência do curso preparatório, como por exemplo, a maturidade para escolha vocacional e as transformações biopsicossociais. Investiga-se também, os fatores externos ao aluno, como pressão ou disfunção familiar e social, trabalho e escola, visando descobrir se há consequências desses fatores no desempenho final do estudante. Esta pesquisa tem como foco principal, jovens estudantes que cursam o terceiro ano do ensino médio e que prestarão vestibulares no intuito de ingressar no Ensino Superior. Como procedimentos técnicos e metodológico utilizar-se-á o questionário semiestruturado, acima mencionado, cujas perguntas encontram-se divididas em dois eixos de análise. Este será aplicado em sala de aula pelos acadêmicos envolvidos no desenvolvimento deste trabalho, o qual exigirá uma abordagem qualitativa para explorar e entender o significado que os indivíduos atribuem a um problema educacional e social. A análise das informações será embasada na perspectiva teórica da psicologia da educação. A relevância deste trabalho consiste no fato de referir-se a uma pesquisa pouco ou não explorada no âmbito educacional, por tanto, os resultados aqui produzidos, poderão contribuir e estimular novas pesquisas dentro da temática abordada, e servir como base para novos estudos científicos. Poderá também, proporcionar novas estratégias e novas possibilidades pedagógicas para a gestão acadêmica, com a finalidade de oferecer outras perspectivas ao público estudado, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento educacional e social.
Palavras-chave: saúde mental, adolescentes, ensino médio.