Portal de Eventos da ULBRA., VIII Mostra Científica Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

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PONTE DE TRELIÇA – FORÇA PESO E TRAÇÃO
TALES DE SOUZA REZENDE, Jackeline Merelis Rodrigues, Tiago Menezes do Rego, Elton Matheus Carvalho de Souza, Marcelo Iago Pedrosa Brandão, Gabriel Assunção Braga

Última alteração: 13-10-2017

Resumo


O presente trabalho visa apresentar as forças incidentes em uma  ponte construída exclusivamente com palitos de picolé e cola de madeira, seguindo as dimensões previamente especificadas. Os objetivos são estudar a força peso na estrutura da ponte e a tração sofrida em cada um de seus elementos, no caso nos palitos de picolé, quando sujeita ao teste de carga. Os vários projetos de treliça são usados ​​para construir pontes. No entanto, cada um é baseado em um tipo de treliça básica, a treliça Pratt que é o design mais comum usado para pontes de treliça. Eles foram originalmente feitos de madeira, mas os avanços tecnológicos permitiram inúmeras variações feitas de metal. O modelo de ponte escolhido foi o treliçado, tipo Warren, que é uma variação da Pratt, formando uma série de triângulos interligados que prestam apoio às estruturas. Sendo uma ponte no modelo Warren que utiliza o formato de triângulo equilátero para formar as treliças, o objetivo é estudar a grandeza vetorial força peso, ou simplesmente peso, exercida especialmente na parte central da ponte – o tabuleiro, quando submetida ao teste de carga. Também visa-se estudar a força de tração incidente nos palitos de picolé que formam os vãos, treliças e demais partes estruturais dessa ponte. A inspiração para a construção do projeto foi a ponte Fandango localizada no rio Jacuí, a dois quilômetros da cidade de Cachoeira do Sul, RS, e construída sobre a Cachoeira do Fandango, sendo uma obra em concreto e aço, e a primeira do gênero a ser construída no Brasil. Tornou navegável para embarcações de até 1,80 m de calado no trecho de 63 quilômetros a seu montante. A ponte tem 180 metros de comprimento e nove de largura, incluindo os passeios. Seu peso atinge 750 toneladas. A eclusa tem 85 metros de comprimento e 15 de largura; as alças do passe regulador, em um número de 23, têm a altura de 3,25 m e 1,50 de largura; as alças do passe navegável, em número de 38, têm 4,75 metros de altura e 1,50 de largura.

Palavras-chave: ponte; peso; tração.


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