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O USO JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NO PROCESSO DIDÁTICO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thalia Guimarães Piraice, Disley Fernandes Alves, Walter Junio Bentes, Florizia Endria Tavares Reis, Lorenna dos Santos

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


OBJETIVO: Relatar a experiência exitosa do emprego da metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem do curso de graduação em Enfermagem, por meio da técnica do júri simulado como prática pedagógica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, com a aplicação do júri-simulado como metodologia ativa nas dependências de uma faculdade particular de Manaus, durante o primeiro semestre de 2019. RESULTADOS/DISCUSSÕES: Durante a vivência, foi possível identificar que o júri simulado é um instrumento inovador, o que torna e estimula o acadêmico a ser, agora, um agente ativo na sua formação profissional, pois quando há a busca e a aplicação do conhecimento, denota-se uma autonomia emergente. A simulação permitiu a oportunidade de conhecer a composição do Júri, noções de ética, moral, direitos/deveres, e de proporcionar uma reflexão a respeito do Código de Deontologia em Enfermagem, que por ora são na maioria das vezes mencionados, como de difícil compreensão pelo acadêmico. CONCLUSÃO: A importância dessa temática influencia o acadêmico a desenvolver competências de raciocínio crítico, reflexivo e propositivo, indispensável ao futuro profissional, promovendo a capacidade deste de propor a resolução de situações-problema em diferentes contextos. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Essa metodologia, acaba por permitir a consolidação de práticas de ensino mais efetivas, permitindo a aprendizagem seja significativa e dinâmica, ultrapassando e desmistificando o mero ensino tradicional conteudista e fragmentado. Acredita-se que essa prática, quando executada corretamente, propicia o transformar-se e transformar de um contexto como um todo, seja agregando um largo arcabouço teórico no intelecto, como também na melhoria das habilidades argumentativas, resolução de problemas e discussão de temáticas vigentes e comuns ao campo da Enfermagem, atendendo a demanda da formação integral do indivíduo na academia.


Palavras-chave


Ensino de Enfermagem; Aprendizagem; Educação Superior.